Agenda

Violonista com raízes no rock se apresenta de graça no Teatro Riachuelo

classical-promo

O mês de agosto recebe mais uma edição do projeto Quartas Clássicas, após um breve recesso durante o mês de julho, seguindo com a temporada 2016 da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte. O concerto acontecerá no dia 31 de agosto, a partir das 20h. Com a expectativa de novamente esgotar os ingressos gratuitos e lotar mais uma vez o Teatro Riachuelo, em Natal, o projeto receberá como convidado o violonista norte-americano Pete Fine. O projeto tem patrocínio do Morada da Paz, Cosern e Unimed.

Detentor de um talento reconhecido mundialmente, Pete é um nova-iorquino que iniciou a carreira como guitarrista de rock progressivo e, com o tempo, desenvolveu amor pela música clássica orquestral, quando acompanhava as transmissões de rádio na década de 1960, até decidir que queria apresentar sua música com uma orquestra. O guitarrista e violonista apresenta um estilo único, que combina seu amor pela música sinfônica e rock and roll.

O concerto contará com a regência do maestro Linus Lerner e o repertório apresentará as “Danças Folclóricas Romenas”, de Béla Bartók; o “Concerto No. 2 para Guitarra Elétrica e Orquestra”, de Pete Fine; e “Quadros de Uma Exposição”, de Modest Mussorvsky. O primeiro lote de ingressos gratuitos está disponível site da OSRN – www.orquestrasinfonicadorn.com.br.

Dentre as novidades para a temporada 2016 do Quartas Clássicas, está a campanha de arrecadação de livros que será contínua ao longo de todas as apresentações do ano. A ação visa ajudar a Fundação José Augusto (FJA), que está ampliando o acervo das bibliotecas nas Casas de Cultura do Estado, e receberá as doações de livros literários. Quem reservou ingresso pelo site e vai retirar na FJA pode doar um exemplar que irá compor esse novo acervo literário. É uma ação opcional e voluntária, mas muito importante para a ampliação do acervo das bibliotecas das Casas de Cultura do RN.

O projeto Quartas Clássicas conta com patrocínio do Cemitério e Crematório Morada da Paz, da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), por meio da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado, e da Unimed Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão da Prefeitura Municipal de Natal, além de apoio do Teatro Riachuelo. A realização do projeto é da Fundação José Augusto.

Sobre o solista convidado

A música de Pete Fine, das suas obras de violão solo para suas composições orquestrais completas, faz lembrar muito da tarde romântica e dos compositores do início do século 20 em que, apesar de sonoridade moderna, às vezes, é tonal, carregada emocionalmente, e contém episódios de grande beleza e majestade.

Nascido na cidade de Nova Iorque em 1950, iniciou sua carreira como um guitarrista de rock progressivo, crescendo com as explorações musicais revolucionárias da década de 1960 e 1970. Aos 18 anos de idade, começou recebendo partituras da biblioteca Lincoln Center e aprendeu sozinho, composição e orquestração. Em 1972, compôs e gravou seu primeiro trabalho orquestral, um conjunto para violão de 12 cordas e orquestra de câmera. A obra, juntamente com algumas composições de rock progressivo, foi mais tarde lançada no Shaddocks Records na Alemanha.

Em 1984, recebeu destaque na revista de publicação nacional americana Guitar Player por uma composição para guitarra e orquestra intitulada “Light of Day”. Desde então, teve várias obras orquestrais executadas, incluindo um Concerto para Guitarra (lançado em CD em 1999 pela Catalina Chamber Orchestra), um conjunto para violão, solistas vocais e orquestra intitulado “Universes Eternal” e 2 Quartetos de Corda disponível no CDBaby ou no seu website (www.petefine.com). Um CD com suas composições de 2011 (Landscapes) foi lançado em 2013 pela Southern Arizona Symphony.

Serviço:

Projeto Quartas Clássicas – Agosto
Orquestra Sinfônica do RN recebe violonista Pete Fine (EUA)
Data: 31 de agosto de 2016 – quarta-feira
Hora: 20h
Local: Teatro Riachuelo – Midway Mall – Natal/RN

Ingressos gratuitos: 1º lote mediante reserva prévia pelo site www.orquestrasinfonicadorn.com.br; 2º lote disponível no dia do concerto, na bilheteria do Teatro a partir das 12h.

Share:

Comentários

Leave a reply