Agenda

100 melhores discos do rock potiguar reunidos em livro

maxresdefault

Uma pesquisa que reúne em livro os “100 discos de rock potiguar” não poderia passar impune pelo Substantivo Plural. Os jornalistas Alexis Peixoto e Hugo Morais, do blog vizinho O Inimigo, participaram da pesquisa e, mesmo sem enviar o release para gente, roubamos o conteúdo porque é de extrema relevância. O livro será lançado nesta quarta-feira, dia 07 de setembro. São 50 anos de rock potiguar na forma de 100 discos! Além de Alexis e Hugo, participam da pesquisa Alexandre Alves, Mr. Moo, Olga Costa e Jesuíno André Oliveira.

O livro celebra também 50 anos de rock potiguar, tomando como partida o primeiro semestre de 1966, quando o potiguar Leno lançava seus primeiros registros como um dos grandes representantes da Jovem Guarda. Como metade da dupla Leno & Lilian, o adolescente Leno se lançava ao mundo do Rock brasileiro através de suas baladas românticas para logo depois sair em carreira solo. Daí em diante, o Rock (and roll) em terras potiguares nunca mais parou.

O livro “100 discos do rock potiguar” é resultado de uma pesquisa de mais de 2 anos e foi escrito por seis pessoas ligadas à área musical do Nordeste em seus diferentes âmbitos (produtores culturais, jornalistas, diretores de selos independentes, engenheiros de estúdios). Com isso, o livro ganha maior isenção na busca de rastrear os discos mais representativos do rock norte-riograndense entre a década de 1960 até chegar à atualidade. Para cada um dos 100 discos selecionados, há uma resenha individual e uma nota de imprensa atestando sua sonoridade e qualidade, assim como cada disco recebe também um breve comentário sobre curiosidades da carreira do artista escolhido.

Como produto marcante da indústria fonográfica, o disco em seus múltiplos formatos – LP’s, compactos, CD’s, EP’s – registra a história do rock potiguar em meio ao cenário nacional, adentrando nas décadas de 1970 e 1980 com poucos representantes ainda e alavancando uma produção maior a partir da década de 1990, começando a surgir timidamente percebido pela imprensa de alcance nacional. Nos anos 2000, os discos do rock norte-riograndenses viriam demarcar de vez seu espaço na cultura local através de bandas que representam várias cidades do Estado além da capital, embora a maioria delas pertença ao âmbito urbano da capital potiguar. Estão no livro representantes de cidades como São José de Mipibu, Areia Branca, Mossoró, Santa Cruz, Pau dos Ferros e Parnamirim, além de Natal.

Da jovem guarda de Leno ao psicodelismo do Impacto Cinco, do compacto dos anarco-punks do Discarga Violenta ao disco triplo da guitar band The Automatics, do heavy metal do Croskill ao rock gospel do Diaeterno, do rock contemporâneo do Far From Alaska ao som instrumental do Mahmed, da surf music da Jubarte Ataca ao rock garageiro dos Bugs, do pós-hardcore do Calistoga ao rock’n’roll dos Bonnies, do obscuro Zaratustra aos conhecidos Camarones Orquestra Guitarrística, do peso do Monster Coyote ao popismo do Plutão Já Foi Planeta. Eis aqui 100 discos do rock potiguar para escutar sem precisar morrer, uma homenagem aos 50 anos de produção no Rio Grande do Norte do estilo de música mais ouvido no mundo.

SERVIÇO

LIVRO: 100 DISCOS DO ROCK POTIGUAR (EDITORA 8)

– AUTORES: ALEXANDRE ALVES, ALEXIS PEIXOTO, HUGO MORAIS, OLGA COSTA, JESUINO ANDRÉ OLIVEIRA, MR. MOO
– 120 PÁGINAS, ILUSTRADO EM PRETO E BRANCO, SEÇÃO DE FOTOS COLORIDAS
– PREÇO DE VENDA: R$ 20,00

TURNÊ DE LANÇAMENTO DO LIVRO

07 SETEMBRO (QUARTA-FEIRA): PRÉ-LANÇAMENTO DO LIVRO PARA CONVIDADOS
LOCAL/HORA: ÍCONE STUDIO, PONTA NEGRA, 17 HORAS

11 SETEMBRO (DOMINGO): LANÇAMENTO DO LIVRO EM PARNAMIRIM
LOCAL/HORA: ESPAÇO NESTOR LIMA, A PARTIR DAS 14 HORAS
SHOW: ADRIANO AZAMBUJA (+ BANDAS A CONFIRMAR)

16 SETEMBRO (SEXTA): LANÇAMENTO DO LIVRO EM MOSSORÓ
LOCAL/HORA: THE OLD, 22 HORAS

01 OUTUBRO (SÁBADO): LANÇAMENTO DO LIVRO EM NATAL NO “BAZAR INDEPENDENTE”
LOCAL/HORA: ESPAÇO DUAS, PONTA NEGRA, A PARTIR DAS 16 HORAS
BATE-PAPO SOBRE O ROCK NO RN: ALEXANDRE ALVES, HUGO MORAIS, OLGA COSTA, ANA MORENA, MR. MOO
POCKET SHOW ACÚSTICO: AUTOMATICS (+ BANDA A CONFIRMAR)

A CONFIRMAR DATA

SETEMBRO (SEXTA OU SÁBADO): LANÇAMENTO DO LIVRO EM NATAL
LOCAL/HORA: BETWEEN, PETRÓPOLIS, 17 HORAS
SHOW ACÚSTICO DO MAD GRINDER

SETEMBRO (SEXTA OU SÁBADO): LANÇAMENTO DO LIVRO EM NATAL
LOCAL/HORA: EL ROCK, CANDELÁRIA, 19 HORAS
(BANDA A CONFIRMAR)

Share:

Comentários

Leave a reply