Em Natal há grupo de leitura que discute apenas escritorAs

Destaque

Você sabia que existe um grupo de leitura em Natal formado apenas para discutir a literatura escrita por mulheres? Se chama Leia Mulheres. Na verdade é um projeto nacional com ramificações em diversas cidades, inclusive na capital potiguar e cujo objetivo é, tão somente, ler mais escritoras.

Coincidência postei ontem aqui no Substantivo texto a respeito da chamada Literatura Feminina – uma discussão de certa forma polêmica que propõe uma literatura de gênero, com discordâncias mesmo entre escritoras. Mas o que parece unânime é o fato do preconceito contra mulheres escritoras em diversos aspectos do campo editorial e literário.

Então, nada mais oportuno que um grupo de leitura para fomentar esse universo feminino que me parece tendência.

O Leia Mulheres começou em março por aqui, com o mesmo viés de reparar a negligência editorial histórica com a produção literária feminina.

unnamedEm Natal há três mediadoras dos encontros: Maíra Dal’Maz, Danielle Sousa e Isabela Helena. Elas coordenam a discussão em torno de uma obra literária escrita por alguma autora. Um mês antes elas avisam para o grupo de participantes, seja pelo facebook ou por email, qual livro será discutido.

Comparecem em torno de 15 a 20 pessoas, que compartilham suas impressões da obra. E não só mulheres, e uma minoria de marmanjos.

“O grupo é formado principalmente de mulheres, mas homens também têm ido e colaborado bastante. Tem gente das letras, de história, de psicologia, geografia… É bem variado, o que me surpreendeu muito, pois esperava meus colegas das letras e eles têm ido muito pouco”, lamenta Maíra Dal’Maz.

Nesta sexta-feira acontecerá o sétimo encontro. Será às 19h, desta vez no Between (em frente ao Atheneu, em Petrópolis). Mas já aconteceu no Mahalila, na Livraria Saraiva, no Parque da Cidade… Assim que o local é definido, as mediadoras enviam as informações ao grupo Leia Mulheres em São Paulo para formatação dos folders e consequente divulgação nas redes sociais.

Nos encontros anteriores foram lidas obras de Carolina Maria de Jesus, Ana Cristina César, Clarice Lispector, Lya Luft, Lygia Fagundes Telles e Maura Lopes Cançado. A escritora da vez será Conceição Evaristo, com seu livro “Olhos d’água”, vencedor do prêmio Jabuti em 2015.

Para saber mais sobre o Leia Mulheres, segue os links:

Este é o grupo local: https://www.facebook.com/groups/1017114025021478/
Site: www.leiamulheres.com.br
Facebook oficial: www.facebook.com/leiamulheres

Share:

Comentários

Leave a reply