Agenda

Confira a programação desta quarta do FlipAut, em Pipa

fileg_15572

Literatura e outras belas artes se integram à beleza da praia da Pipa na 7ª edição da FlipAut, entre 7 e 10 de dezembro.

A sétima edição do Festival Literário Alternativo da Pipa – FlipAut – será realizada no período de 7 a 10 de dezembro (quarta a sábado), e terá sua estrutura montada mais uma vez na Praça dos Pescadores, no centro da Praia da Pipa, situada a 80 km da Capital, localizada no município de Tibau do Sul.

Além disso, alguns espaços como Calígula Pizzaria, Ateliê Rafa Santos e Umbar Baraumba, entre outros, também promovem atividades como saraus, exposições e oficinas. Marque já sua viagem e deslanche nesse universo multifacetado.

O FlipAut surgiu em 2010 por iniciativa do produtor cultural Jack D’Emília, italiano natural de Roma que reside há algumas décadas na referida praia. Em diálogo com um grupo de artistas, escritores, jornalistas, ativistas ambientais e microempresários, foi dada a largada para a primeira edição, que inicialmente acontecia no mesmo período do festival oficial (Flipipa).

Dentro do conceito que o configura como “alternativo” está o fato de que os escritores, poetas, produtores, colaboradores e oficineiros que participam são absolutamente voluntários, isto é, não recebem cachês para trocar conhecimentos e experiências com os espectadores.

“Todos participam pelo simples prazer de propiciar e vivenciar junto à grande e heterogênea comunidade local e global uma experiência de tamanho valor cultural”, resume o idealizador Jack, que mantém o blog oficial do evento (www.flipaut.blogspot.com) atualizado com matérias sobre as atividades programadas.

A ideia original foi descentralizar os acontecimentos e colaborar para popularizar a literatura e as belas artes em todas suas formas. Com o intuito de permear as barreiras sociais e espaciais, as atividades são apresentadas na praia, na escola, na esquina da rua, num boteco… em qualquer canto, de manhã, à tarde, de madrugada!

A programação inclui feira de livro, oficinas, exposições, palestras, bate-papos, projeções audiovisuais, e muitas outras, para todas as faixas etárias.

A Calígula Pizzaria abrigará a exposição Era de Algodão, do artista Ambrósio Santana, natural do município de São Vicente. Especialmente para esta ocasião, ele retorna ao seu “primeiro amor”, a paradisíaca praia, onde morou e fez história dos anos 90 até o início deste século. Durante todo o período do festival, o artista apresentará 12 telas coloridas que recriam cenas de vida agreste tipicamente nordestina. A pizzaria também será palco do irreverente sarau Sarrando, com tema erótico, coordenado pela professora Cellina Muniz (Departamento de Letras da UFRN).

Confira a programação da quarta-feira, 7 de dezembro – Praça dos Pescadores

18h – Abertura oficial do 7º festival literário alternativo de Pipa
18h30 – Apresentação de dança contemporânea do grupo Espacio Tantra e convidados
19h – “Novos nomes no panorama editorial potiguar” com Aureliano Medeiros e Maria Luiza Chacon
20h – “Além de ser escritor: Septo e Madalena Moog” com Alice Carvalho e Patativa Moog
21h – “A socioeconomia brasileira contemporânea – uma análise de conjuntura” com Renato Kilpp, Antonino Condorelli, Gabriel Vitullo
22h – “El Chasky”, apresentação musical com Ricardo Reyes

Share:

Comentários

Leave a reply