AgendaAudiovisual

Cine Natal 2016 divulga novo resultado oficial e retira filme sobre o Sebo Vermelho

sebo_vermelho_02_joao_correia

O Cine Natal 2016 divulgou novo resultado hoje no Diário Oficial do Município, diferente do resultado oficial já divulgado no último 17 de novembro, também publicado no DOM e reproduzido neste Substantivo (AQUI).

No caso, a Funcarte divulgou o resultado oficial mesmo antes do prazo cabível para recursos. Alguns proponentes dos projetos pediram nova análise, o resultou foi alterado e, com isso, o grande prejudicado foi o documentário Sebo Vermelho – O Cantão de Abimael, do documentarista Paulo Laguardia, pela Casu Filmes, que caiu para suplência.

“Em vez de a Funcarte ter levado a público a lista dos projetos habilitados e não habilitados para prováveis recursos, conforme consta em ata, passaram por cima e divulgaram o resultado oficial. Alguns projetos se sentiram prejudicados e entraram com recurso. A Funcarte, sem transparência, habilitou os projetos e alguns saíram com notas classificatórias. Um dos projetos prejudicados foi nosso Sebo Vermelho, o Cantão de Abimael. Então vamos entrar com recurso para anular essa nova análise ou mesmo todo o processo”, afirmou a jornalista Adriana Amorim, que atuou no documentário do sebista e editor como pesquisadora e na elaboração do projeto e na produção.

Segundo comunicado da Funcarte, os recursos protocolados pelos projetos Boy Magia (Studium Produções), A Parteira (Prisma Produções), Nos Caminhos do Beija Flor (Prisma Produções), Lagrimas (Jatobá Filmes) e Meu Amigo Satanás (Casa da Praia Filmes), se posicionaram contra a decisão da Comissão de Habilitação Jurídica, que os inabilitou em face da não apresentação do contrato de representação firmado entre os proponentes intelectuais e a empresa proponente, documento solicitado no Item 4.4.1/ alínea “L” da chamada pública.

Analisados os recursos citados, deliberou-se em favor da solicitação de consideração dos recursos interpostos, e como tal, os projetos foram encaminhados à análise da Comissão de Habilitação e Seleção Técnica, conforme Item 7.1.3 desta Chamada Pública.

Com o novo resultado, duas das três categorias contempladas no edital – Ficção, Documentário e Animação, sofreram mudanças.

Na categoria Ficção, permanecem os três filmes selecionados, com mudança apenas na terceira suplência. Entra o projeto Nos Caminhos do Beija-Flor, no lugar do filme Lupanar Lanches.

Na categoria Documentário, a mudança ocorre entre os selecionados. Permanece o filme Tingo Lingo e, no lugar do filme Sebo Vermelho – O Cantão de Abimael, entrou o filme A Parteira. Dessa forma, o filme sobre o sebo do editor e sebista Abimael Silva caiu para a suplência e retirou do edital o filme Assis Marinho: Vida e Obra.

Na categoria Animação, o único projeto contemplado e filme em suplência permaneceram os mesmos.

RESULTADO FINAL DO CINE NATAL 2016

CATEGORIA FICÇÃO

Classificados:

Projeto: Em reforma
Autor: Caboré Produtores Associados

Projeto: A Natureza do Homem
Autor: Caboré Produtores Associados

Projeto: Vai Melhorar
Autor: Casa de Praia Filmes

Suplência:

Projeto: O Carpidor
Autor: Casu Filmes

Projeto: Os Últimos românticos do Mundo
Autor: Caboré Produtores Associados

Projeto: Nos Caminhos do Beija-Flor
Autor: Prisma Produções

——-

CATEGORIA DOCUMENTÁRIO

Classificados:

Projeto: Tingo Lingo
Autor: Casa de Praia Filmes

Projeto: A Parteira
Autor: Prisma Produções

Suplentes:

Projeto: Sebo Vermelho – O Cantão de Abimael
Autor: Casu Filmes

Projeto: Araruna Patrimônio Cultural
Autor: Casu Filmes

——-

CATEGORIA ANIMAÇÃO

Classificado:

Projeto: Aurora
Autor: Studium Produções

Suplente:

Projeto: Carro Caído
Autor: J.L. Azevedo

FOTO DE CAPA: JOÃO CORREIA FILHO

Share:

Comentários

Leave a reply