Agenda

Governo do Estado divulga programação natalina com 130 atividades culturais

unnamed

“Natal da Meninada – Uma Cidade Encantada” foi o tema escolhido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação José Augusto (FJA), para apresentar e nomear as mais de 130 atividades culturais que serão realizadas no período de 9 de dezembro de 2016 a 6 de janeiro de 2017 com o intuito de ​​enaltecer os festejos natalinos na única cidade brasileira que leva o nome de Natal.

A programação será oficialmente divulgada à imprensa potiguar através de um café da manhã nesta quinta-feira (8) às 9h na Cidade da Criança, com a presença do governador Robinson Faria e da diretora-geral da FJA, Isaura Rosado.

A capital potiguar foi fundada em 25 dezembro de 1599. Portanto, esse é um período de aniversário duplo: o nascimento do Menino Deus e a fundação da capital potiguar. As celebrações acontecerão nos diversos equipamentos culturais geridos pela FJA, como Pinacoteca, Teatro de Cultura Popular Chico Daniel (TCP) e ênfase na Cidade da Criança, que abrigará a maior parte das atividades que revelam todo o encantamento desse período e atrai a atenção para as crianças de todas as idades.
​​
Ações e grupos
Serão mais de 130 atividades com 31 ações lúdicas, 35 apresentações musicais, 12 dias de recreação, 14 espetáculos de artes cênicas, dez grupos folclóricos e nove cortejos de Papai Noel, além de oito projeções mapeadas sobre a história da Cidade do Natal.

A Fundação José Augusto contratou os melhores grupos infantis e culturais para realizar a celebração natalina no parque com espetáculos voltados para públicos de todas as idades. O equipamento apresenta um clima natalino com uma decoração especialmente preparada pelo artista visual Carlos Sérgio Borges.

Participarão também a EDTAM, a Orquestra Sinfônica do RN, a Companhia Teatral, Era Uma vez, Orquestra de Rabecas do Conexão Felipe Camarão, Congos de Calçola, Sociedade Araruna, Grupo Cultural Boi de Cuité, Chegança de Barra de Cunhaú, Oficina Livre de Música e Pastoral da Música.

Programação infantil

Bia Vilar

Bia Vilar

Atrações infantis também se apresentarão no Anfiteatro da Cidade da Criança como a cantora Bia Vilar, Brincarte, os palhaços Bisteka e Bochechinha e a Galinha Pintadinha, além do espetáculo Um Presente de Natal, dirigido por Diana Fontes.

A programação contará ainda com a contação de história pela atriz Ana Celina, o Papai Noel, interpretado pelo ator e jornalista Marcílio Amorim e a performance teatral do grupo Trotamundos.

“Procuramos oferecer ao público uma programação tradicional, mas com pinceladas de modernidade. Pela primeira vez em Natal, teremos uma projeção mapeada, na qual contaremos a história da capital potiguar, com exibições pensadas para uma escala de grande público, durante todos os finais de semana de dezembro. Será um deleite para os olhos das crianças e de todos os visitantes da Cidade da Criança”, revelou a diretora-geral da Fundação José Augusto, Isaura Rosado, acrescentando que o conceito do Natal da Meninada primou por celebrar também o aniversário da Cidade.

Abaixo alguns dos destaques do Natal da Meninada:

Projeção Mapeada
A Fundação José Augusto preparou uma projeção mapeada na Cidade Criança, que através de imagens e textos narrados, contam o nascimento e a trajetória da capital potiguar.

O roteiro e concepção artística da história são assinados pelo escritor e diretor administrativo da FJA, Iaperi Araújo, a pesquisa fotográfica feita por Eduardo Alexandre, narração de Tony Silva e a coordenação técnica é de Wil Amaral. Durante todas as sextas, sábados e domingos de dezembro, às 18h30, será exibida a projeção mapeada ao lado do Anfiteatro.

Papai Noel
“O Natal da Meninada – Uma Cidade Encantada”, como não podia deixar de ser, terá a presença constante do Papai Noel, interpretado pelo ator Marcílio Amorim e sua turma, que fará um cortejo, também durante todas as sextas-feiras, sábados e domingos do período natalino. Atrações infantis também se apresentarão no Anfiteatro da Cidade da Criança como a cantora Bia Vilar, os palhaços Bisteka e Bochechinha e a Galinha Pintadinha.

Chantamento de esculturas de Brincantes
O artista plástico Guaraci Gabriel terá o chantamento da escultura “Brincantes do Araruna”, na Cidade da Criança. As esculturas homenageiam o folclorista Deífilo Gurgel pela celebração dos seus 90 anos de nascimento e dos 60 anos da fundação do Grupo Araruna. Será no sábado, 12 de dezembro, às 16h, no Parque da Cidade da Criança.

Suíte Quebra Nozes
Nessa época natalina, a Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM) vai apresentar o mais clássico espetáculo desse período na Cidade da Criança: “O Quebra-Nozes”, de Tchaikovisk. Considerado um dos espetáculos de dança mais belos do mundo, que apresenta estilos variados como a dança espanhola, árabe, chinesa, russa e outros estilos, essa peça tem coreografias concebidas pelo professor convidado Fabio Matheus, além de Márcia Suene e Sammy Passos, Destacam-se os bailarinos Tatielly Raulino (Fada Açucarada), Bruno Borges (Príncipe), Owdrin Kaew (Quebra-Nozes) e Everlly Cristrine (Clara). A direção artística é de Wanie Rose. Será no sábado, 12 de dezembro, às 17h30, no Anfiteatro da Cidade da Criança.

Desfile de Moda Infantil e a cantora Jhennifer Cunha
A cantora mirim Jhennifer Cunha, de apenas 10 anos, que também toca violão vai se apresentar durante o Desfile de Moda Infantil Coleção 2017 do Elenco Mosh, na Cidade da Criança. Dia 16 de dezembro, às 17h30, no Anfiteatro da Cidade da Criança.

ConSertão
No dia 23 de dezembro o espetáculo “ConSertão” promove a apresentação de vinte bandas filarmônicas do interior do RN em várias bairros natalenses. Participarão as bandas dos municípios de Assu, Acari, Cruzeta , Florânia, Tenente Laurentino, Timbaúba dos Batistas, São José do Seridó, Santa Cruz, Carnaúba dos Dantas, Campo Grande, Rui Barbosa, São Gonçalo do Amarante, Fernando Pedrosa, São Pedro, Lajes, Monte Alegre, Ipanguaçu, Ouro Branco e do bairros natalenses de Nova Natal e Felipe Camarão, regidos pelos maestros que apresentam as peças Vassourinhas, Dobrado, Papai Noel, Jingle Bell e Royal Cinema. Às 18h na Pinacoteca o cantor e compositor Pedro Mendes interpreta a canção “Linda Baby” acompanhado pelas bandas.

Orquestra Sinfônica do RN
Sob a batuta do maestro Linus Lerner, a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte vai apresentar um concerto popular para o público dos festejos. A OSRN executa um projeto que proporciona um crescimento musical imensurável para os músicos integrantes. Atualmente, a Orquestra conta com 60 músicos que ensaiam na Cidade da Criança. E nessa tarde, será o momento de mostrar todo o empenho realizado durante o ano, desses músicos. Dia 17 de dezembro, às 17h30, no Anfiteatro da Cidade da Criança.

Música boa para os ouvidos
A Camerata de Vozes do RN e a Banda de Metais do Sesi, respectivamente, regidas pelo Padre Pedro Ferreira e o maestro Eugênio Graça, prepararam uma apresentação natalina especial. A junção de tantos artífices da boa música é garantia de qualidade musical e deleite para os ouvidos da criançada, dos pais, dos avós e de todas as pessoas que apreciam música. Dia 22 de dezembro, às 20h, no na Catedral Metropolitana (Avenida Deodoro).

Grupo Ararauna
O Grupo Araruna, nome mais conhecido da Sociedade de Danças Antigas e Semidesaparecidas Araruna, fundada oficialmente em 24 de julho de 1956 pelo mestre Cornélio Campina, é um dos grupos mais antigos e respeitados do Estado no que diz respeito ao resgate e de danças antigas. Chamado de “mestre” por Câmara Cascudo, Cornélio Campina faleceu em 13 de agosto de 2008, aos 99 anos, mas seus seguidores mantém a chama acesa do seu legado. O grupo é considerado folclórico porque preserva algumas danças aristocráticas de salão, de origem europeia, misturada com a valsa, polca, xote, mazurca e outros estilos populares. Dia 30 de dezembro, às 17h30, no Anfiteatro da Cidade da Criança.

Canto do Povo e Pinacoteca
Além da Cidade da Criança haverá programações especiais como o Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do RN no Teatro Riachuelo (dia 13) e do Coral Canto do Povo que faz concertos natalinos no Midway Mall (dias 5, 7. 12 e 14 de dezembro).

Na Pinacoteca do Estado estão marcados os lançamentos do edital de ocupação da Pinacoteca para 2017, do Edital Estação Verão Pinacoteca e a abertura das exposições “Nasce Natal: 20 artistas fazem um panorama da cidade do Natal do início aos dias atuais” e da Exposição Novos na Pinacoteca – acervo recebido em 2016.

Programação do Natal da Meninada

Dia 8 – Quinta
9h – A Fundação José Augusto recebe imprensa e convidados para apresentação da programação do Natal da Meninada.

Dia 9 – Sexta
Cidade da Criança
Abertura do “Natal da Meninada – Uma Cidade Encantada” ao público
15h30 – Ateliê de Arte- Escola de Artes
16h – Brincadeiras tradicionais: Cabo de Aço e Queimada – Brincarte -Parque.
16h e 16h30 – Contos de Natal com Ana Celina – Capela
16h30 – Apresentação da Orquestra de Rabeca do Projeto Conexão Felipe Camarão -Anfiteatro
17h – Cortejo de Papai Noel – Circuito
17h15- Apresentação do Boi de Reis Marinheiro no Circuito Capela- Anfiteatro
17h30 – Show da cantora infantil Bia Vilar – Anfiteatro
18h30 – Apresentação da Projeção Mapeada Nasce Natal sobre a história da cidade. Coordenação de Wil Amaral – Ao lado do Anfiteatro

Dia 10- Sábado
Cidade da Criança
15h30 – Ateliê de Arte – Escola de Artes
16h- Brincadeiras tradicionais: corrida de saco e brincadeira de roda – Brincarte – Parque
16h – Chantamento da escultura Brincantes Araruna, do artista visual Guaraci Gabriel que homenageia Deífilo Gurgel pela celebração dos 90 anos de nascimento e os 60 anos da fundação do Grupo Araruna – Parque
16h e 16h30 – Contos de Natal com Ana Celina – Capela
16h – Recital da Oficina Livre de Música – Anfiteatro
16h30 – Apresentação do grupo folclórico Chegança de Barra de Cunhaú – Capela/Circuito
17h – Cortejo de Papai Noel – Circuito
17h30 -Apresentação do Auto de Natal Alegria Perfeita, do grupo Pastoral da Música – Anfiteatro.
18h30 – Apresentação da Projeção Mapeada Nasce Natal sobre a história da cidade coordenada por Wil Amaral – Ao lado do Anfiteatro

Dia 11- Domingo
Cidade da Criança
16h – Brincadeiras tradicionais: corrida de ovo na colher e dança com Maçã – Brincarte – Parque.
16h – Apresentação do Coral Canto do Povo – Anfiteatro
16h e 16h30 -Contos de Natal com Ana Celina – Capela
16h30 – Apresentação do auto popular natalino Pastoril – Capela
17h30 – Espetáculo Era uma Vez com a Cia Teatral Era Uma Vez – Anfiteatro
18h30 – Apresentação da Projeção Mapeada Nasce Natal sobre a história da cidade coordenada por Wil Amaral- Ao lado do Anfiteatro

Dia 12- Segunda
Midway Mall
19h30 – Concerto Natalino com o Coral Canto do Povo

Dia 13- Quarta
Teatro Riachuelo
20h- Concerto oficial da Orquestra Sinfônica do RN

Dia 14 – Quarta
Cidade da Criança
15h30 – Oficina de Arte – Escola de Artes.
Midway Mall
19h30 – Concerto Natalino com o Coral Canto do Povo

Dia 15 – Quinta
Cidade da Criança
15h30 – Oficina de Arte – Escola de Artes
16h -Brincadeiras tradicionais: corrida de saco e cabo de aço – Brincarte -Parque.

Dia 16 – Sexta
Cidade da Criança
15h30 – Ateliê de Arte – Escola de Artes
16h – Brincadeiras tradicionais: Caça ao Tesouro e Pula Corda- Brincarte- Parque.
16h e 16h30– Contos de Natal com Ana Celina – Capela
17h – Cortejo de Papai Noel – Circuito
17h30 – Desfile de moda infantil coleção 2017 com show da cantora infantil Jhennifer Cunha. Realização: Elenco Mosh
18h30 – Apresentação da Projeção Mapeada Nasce Natal sobre a história da cidade coordenada por Wil Amaral- Ao lado do Anfiteatro

Dia 17 – Sábado
Cidade da Criança
15h30 – Ateliê de Arte – Escola de Artes
16h – Brincadeiras tradicionais: Brincadeira de Roda e Queimada – Brincarte- Parque.
16h e 16h30- Contos de Natal com Ana Celina – Capela
17h – Cortejo de Papai Noel – Circuito
17h30 – Concerto Popular da Orquestra Sinfônica do RN
18h30 – Apresentação da Projeção Mapeada Nasce Natal sobre a história da cidade coordenada por Wil Amaral–Ao lado do Anfiteatro

Dia 18 – Domingo
Cidade da Criança
16h – Brincadeiras tradicionais: Brincadeira de Roda e Caça ao Tesouro – Brincarte- Parque.
16h e 16h30 – Contos Natalinos com Ana Celina – Capela
16h30 – Apresentação do Congos de Calçola – Circuito
17h – Cortejo do Papai Noel – Circuito
17h30 – Apresentação do Ballet Classico Suite Quebra Nozes, de Tchaikovsky -Anfiteatro
18h30 – Apresentação da Projeção Mapeada Nasce Natal sobre a história da cidade coordenada por Wil Amaral- Ao lado do Anfiteatro.

Dia 21 – Quarta
Cidade da Criança
15h30 – Oficina de Arte -Escola de Arte

Dia 22 – Quinta
Cidade da Criança
15h30 –Oficina de Arte –Escola de Arte
16h -Brincadeiras tradicionais: Caça ao Tesouro e Pula Corda com o grupo Brincarte- Parque
17h- Apresentação de Mamulengo – Anfiteatro
20h – Concerto Natalino da Camerata de Vozes do RN com a Banda de Metais do SESI regidas pelo padre Pedro Ferreira e o maestro Eugênio Graça na Catedral Metropolitana

Dia 23- Sexta
Cidade da Criança
15h30 – Oficina de Arte – Escola de Arte
16h -Brincadeiras tradicionais: Caça ao Tesouro e Pula Corda com o grupo Brincarte- Parque
16h -16h30 – Contos Natalinos com Ana Celina- Capela
17h – Cortejo Natalino de Papai Natal – Circuito
17h30 – Apresentação do grupo folclórico Fandango de Canguaretama – Anfiteatro 18h30 – Apresentação da Projeção Mapeada Nasce Natal sobre a história da cidade coordenada por Wil Amaral- Ao lado do Anfiteatro

Bairros de Natal
16h – Espetáculo musical ConSertão com apresentação de vinte concertos das filarmônicas em 20 bairros de Natal.

Pinacoteca
18h – Concerto natalino com mil músicos e participação do cantor e compositor Pedro Mendes
19h – Abertura e visitação da exposição “Nasce Natal: 20 Artistas” com a participação de artistas consagrados e iniciantes que contam a história de Natal
Abertura da Exposição Novos na Pinacoteca – acervo recebido em 2016
Lançamento de Ocupação para a Pinacoteca 2017
Lançamento do Edital Verão

Dia 25 – Domingo
Cidade da Criança
16h e 16h30 – Contos natalinos com Ana Celina – Capela
16h30 – Apresentação do Grupo Cultural Boi de Cuité – Circuito
17h -Cortejo do Papai Noel da Capela – Circuito
17h30 – Espetáculo – Um Presente de Natal. Direção: Diana Fontes – Anfiteatro
18h30 – Apresentação da Projeção Mapeada Nasce Natal sobre a história da cidade coordenada por Wil Amaral- Ao lado do Anfiteatro

Dia 28 – Quarta
Cidade da Criança
15h30 Ateliê da Arte -Escola de Arte

Dia 29 – Quinta
Cidade da Criança
15h30 – Ateliê da Arte -Escola de Arte
16h – Brincadeiras tradicionais: Brincadeira de Roda e Caça ao Tesouro – Brincarte – Parque
16h – Apresentação de Fanfarra Zila Mamede – Circuito
17h – Apresentação de Mamulengo Heraldo Lins – Anfiteatro

Dia 30 – Sexta
Cidade da Criança
15h30 – Ateliê de Arte – Escola de arte
16h – Brincadeiras tradicionais: Caça ao Tesouro e Pula Corda – Brincarte
16h30 – Apresentação do grupo folclórico da Sociedade Araruna – Anfiteatro

Dia 31 – Sábado
Cidade da Criança
17h – Show da Galinha Pintadinha – Anfiteatro

Dia 6 – Sexta
Cidade da Criança
16h – Apresentação – Caboclinhos de Ceará-Mirim –Anfiteatro
Cidade da Criança
17h30 -Show de Bisteka e Bochecinha –Anfiteatro

Share:

Comentários

1 comment

  1. IAPERI ARAUJO 7 dezembro, 2016 at 17:59

    Augusto Lula apenas dirigiu a locução de Tony Silva. Eu fui autor do roteiro e dividi o texto com a jornalista Sheila Azevedo.

Leave a reply