Agenda

Nova editora de Natal lançará zines bimestrais e o primeiro será nesta sexta

1239067_744398492301887_77289834775763325_o

O ato de escrever como exercício de recuperação de tudo aquilo que nos escapa; dos estilhaços, dos fragmentos, do tedioso, sujo, feio ou impossível. A isso aspira o zine Anasyrma, escrito por Maria Luiza Chacon e ilustrado por Raom Hai, que será lançado na próxima sexta-feira (13/01) pela Editora Miopia.

O evento ocorrerá na Lee Boards (Av. Ayrton Senna, Capim Macio), a partir das 18h. A programação inclui um bate-papo com a autora às 19h e discotecagem, por Luísa Guedes (de Luísa e os Alquimistas), às 20h.

O zine é composto por dois contos, unidos por tema e estilo. A prosa vigorosa de Maria Luiza Chacon resiste às tentativas de síntese e às interpretações simplistas, mas a escolha de título pode ser reveladora. Anasyrma é um termo grego que se refere ao gesto de uma mulher levantar as vestes e mostrar a genitália ou as nádegas. Distingue-se do mero exibicionismo por sua intenção; enquanto a exposição exibicionista tem, como propósito implícito, a autossatisfação sexual, a intenção por trás do anasyrma é a de gerar determinado efeito no espectador.

A Editora Miopia foi criada em abril de 2016. Anasyrma é sua quarta publicação. As outras são O pequeno livro da musa invisível, escrito por Pedro Lucas e ilustrado por Andressa Dantas; O frio, escrito por Pedro Vale e ilustrado por Laura Dias; e Efeito do tempo, escrito e ilustrado por Gustavo Rocha. Os planos para 2017 da editora incluem a publicação bimestral de novos zines, a reimpressão das obras já lançadas e a publicação de um edital para escritores.

Trecho:
“[…] faço umas sombras, a cara de carquilha dobrando-se, faço e me sinto bonita, de uma graça de antigo renovo – essa vida é inteira sombra de beleza que vimos, retida que está no segundo de sua aparição. a gente encontra o que imagina ser uns caquinhos e cada um improvisa como pode o seu mosaico”.

Programação:
18h – início do lançamento
19h – bate-papo
20h – discotecagem

FOTO MONTAGEM: Lívia Nobre

Share:

Comentários

Leave a reply