As 100 melhores histórias em quadrinhos

Capas das HQs ‘Watchmen’ e ‘X-Men – A saga da Fênix Negra’

“O conceituado site norte-americano especializado em quadrinhos Comic Book Resources divulgou neste domingo (27) a lista completa das cem melhores histórias do gênero em todos os tempos. O ranking foi elaborado a partir de votação dos leitores do site.

A lista é encabeçada pela graphic novel “Watchmen”, de Alan Moore e Dave Gibbons, originalmente publicada entre 1986 e 1987. A HQ da DC Comics sobre um grupo de super-heróis durante a Guerra Fria ganhou uma adaptação para o cinema neste ano, dirigida por Zack Snyder.

Em segundo lugar, ficou “A saga da Fênix Negra”, arco de histórias da revista “X-Men” assinado por Chris Claremont, John Byrne e Terry Austin e publicado durante o ano de 1980 pela Marvel Comics.

Frank Miller aparece com três títulos na lista: “Batman – Ano um”, “Batman – O cavaleiro das trevas” e a história “Born again”, da revista “Demolidor”.

Entre as dez mais votadas, apenas a graphic novel “Maus”, de Art Spiegelman, não pertence ao gênero dos quadrinhos de heróis. A história, que narra a experiência do pai do quadrinista como um judeu polonês em um campo de concentração nazista, foi a primeira HQ a vencer o prestigioso Prêmio Pulitzer, em 1992.

Confira abaixo as 10 histórias mais votadas ou clique aqui para ler a lista completa no site do Comic Book Resources.

1. “Watchmen”, de Alan Moore e Dave Gibbons
2. “A saga da Fênix Negra”, de Chris Claremont, John Byrne e Terry Austin
3. “Born again” (Demolidor), de Frank Miller e David Mazzucchelli
4. “Batman – Ano um”, de Frank Miller e David Mazzucchelli
5. “Batman – O cavaleiro das trevas”, de Frank Miller e Klaus Janson
6. “All star Superman”, de Grant Morrison e Frank Quitely
7. “Crise nas infinitas terras”, de Marv Wolfman, George Perez, Dick Giordano e Jerry Ordway
8. “Sandman – Estação das brumas”, de Neil Gaiman, Kelley Jones, Mike Dringenberg, Malcolm Jones III, Matt Wagner, Dick Giordano, George Pratt e P. Craig Russell
9.”Reino do amanhã”, de Mark Waid e Alex Ross
10. “Maus – A história de um sobrevivente”, de Art Spiegelman” (G1)

Tácito Costa

Jornalista formado em 1984 pela UFRN. Trabalhou nos principais veículos de comunicação e assessorias de imprensa do RN. Foi professor da UNP, editou a revista PREÁ e coordenou o Concurso de Poesia Luís Carlos Guimarães.

Ultimas por Tácito Costa (see all)