Agenda

Casarão de Poesia destaca semana para mulheres em Currais Novos

Casarão da poesia em Currais Novos.2.dia da poesia

Um dos principais pontos culturais do interior potiguar reúne cinema, música, poesia e roda de discussão em quatro dias de atividades focadas na arte feita para e por mulheres; oitava edição do evento no Seridó Potiguar começa amanhã (08).

O Casarão de Poesia de Currais Novos preparou um grande evento para uma dupla comemoração: o Dia Internacional da Mulher e o Dia da Poesia ganharão uma série de atividades, de oficinas a shows musicais, a partir desta quarta-feira (08), até o próximo sábado (11).

*Conheça o bonito projeto social da instituição voltado para adolescentes que cumprem medida socioeducativa.

Com a participação de artistas da cidade seridoense e de Natal, o combo cultural que agita a região preparou uma agenda focada na arte feita por e para mulheres. Será a oitava vez que o Casarão organiza a festa da poesia, cujo dia oficial é 14 próximo.

Iara Carvalho

Colaboradora deste Substantivo Plural, poeta Iara Carvalho é uma das organizadoras do evento e administradoras do Casarão de Poesia

Participação dos jovens

Uma das organizadoras do evento, a colaboradora deste Substantivo Plural Iara Carvalho, diz que “O evento em si começou em 2007, teve alguns anos em que não aconteceu, mas o grupo atua desde 2006. Ao longo dos oito anos, tivemos participações de escolas, artistas e comunidade em geral, sempre focalizando literatura currais-novense e potiguar”.

Ela também ressalta a movimentação na cidade, com boa repercussão entre os jovens. “[…] principalmente com relação às escolas, porque sempre estamos fazendo um trabalho de incentivo à leitura direcionado a esse público. Na época do evento, geralmente oferecemos oficinas de produção. Além disso, proporcionamos o contato com artistas de outros locais, sejam escritores ou músicos. Fizemos, em duas ocasiões, cortejos poéticos pela cidade e interações na feira local, contou com participação bem ativa do público estudantil”.

Programação

O evento inicia amanhã (08) na Casa de Cultura com uma sessão de cinema, com o filme Frida (2003), dirigido por Julie Taymor, seguida por um bate papo entre os presentes.

Na quinta-feira (09), palestra com a poeta, professora e pesquisadora Diva Cunha, ocupante da cadeira Nº 30 da Academia Norte-rio-grandense de Letras, a partir das 19h, no auditório do campus da UFRN em Currais Novos.

No mesmo dia, será lançado o fanzine FeMinas.

Já a sexta-feira (10) trará a oficina de poesia com a colaboradora deste Substantivo Plural e uma das organizadoras do evento, Iara Carvalho, na própria sede do Casarão, a partir das 18h30.

O sábado (11) reserva o talkshow O Feminino e o Feminismo nas Artes, com Luma Carvalho, Iara Carvalho, Carminha Medeiros e Kath Gabriele, no Espaço Avoante, a partir das 19h30.

A noite de encerramento ainda tem o show com Paula Érica e Wescley J. Gama, cujo CD Campos Grandes Reunidos foi comentado pela poeta Carmen Vasconcelos.

Casarão da poesia em Currais Novos

Tudo pronto para a 8ª edição do evento do Casarão de Poesia

Dia da poesia 2017 homenageia a literatura feminina

Loca: Casarão de Poesia, Currais Novos (RN)

Data: de 08 a 11 de marco (quarta a sábado)

Entrada gratuita

Share:

Comentários

Leave a reply