Agenda

Centro de Natal recebe nova feira literária itinerante

FILO

Primeira edição da FILÓ (Feira Itinerante de Livros e Outros) é oportunidade para conhecer escritores e quadrinistas alternativos na cena literária potiguar.

Próximas quinta e sexta-feira (06 e 07 de abril) acontece a primeira edição da FILÓ, Feira Itinerante de Livros e Outros, organizada ao lado do IFRN Cidade Alta, no Espaço Ruy Pereira.

Nos dois dias, das 14h às 19h, o evento promove a troca de materiais literários e uma feira de artesanato, com o intuito de valorizar a cultura norte-rio-grandense.

Idealizada pela mercadóloga Lilianne Marciano e produzida pelo estudante e produtor cultural Leiroy Cheridan, a primeira edição da FILÓ conta com o apoio do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e do espaço Zé Reeiera.

Boa oportunidade para atualizar coleções ou conhecer obras literárias de cordel, quadrinhos, poesias, contos.

Formada em marketing, Lilianne explica como detectou a necessidade de mais uma feira literária no centro de Natal.

Liliane Marciano

“Há uma qualidade na escrita local que você fica bobo e orgulhoso”, diz Lilianne Marciano, idealizadora da Feira.

“Surgiu da participação em algumas feiras daqui e da necessidade de colocar a literatura potiguar nas mãos dos leitores, que todos conhecessem quem faz a literatura regional. Conheço bons escritores e quadrinistas que não tem tanto espaço, e que são muito bons e devem ser reconhecidos. Há necessidade de uma feita local, com produtos produzidos com muito orgulho aqui”.

Evolução do mercado potiguar

Novas editoras, jovens escritores, medalhões na Academia Brasileira de Letras (veja perfil e entrevista com o mossoroense João Almino), o momento da literatura potiguar é especial.

Ainda que muitos contestem a qualidade do que chega ao mercado, da quantidade tem saído coisa boa, o que deve ser explorado por leitores e organizadores de feiras literárias. Lilianne é uma entusiasta.

“Eu acho que já estivemos pior. Vivemos em uma era tecnológica em que tudo está ao nosso alcance de nossas mãos. E a literatura te leva muito mais além e é isso que a gente quer mostrar. Há uma qualidade na escrita local que você fica bobo e orgulhoso.

Ao final do dia inaugural da feira literária, o rapper regional Carcará na Viagem faz show de encerramento. Enquanto nos dois dias, a companhia de teatro Ladrões de Sorriso se apresenta às 16h.

FILO_2“Acreditamos que com esta feira estaremos fomentando ainda mais a área artística, levando as pessoas a saírem com suas famílias e amigos para conhecer um pouco mais da arte e história da nossa cidade”.

FILÓ – Feira Itinerante de Livros e Outros

Dias 06 e 07 de abril (quinta e sexta)

Local: Espaço Ruy Pereira, Centro da Cidade, ao lado do IFRN Cidade Alta

Horário: das 14h às 19h

Share:

Comentários

Leave a reply