Cerveja brinda a mais londrina cidade brasileira

Breno Machado
ColunistasGastronomia

A segunda cidade mais populosa do Paraná é um importante centro urbano, econômico e cultural do estado, servindo como uma metafórica ponte entre as regiões Sudeste e Sul.

Em 1924, essa região foi vista com bons olhos pelos ingleses, que ficaram impressionados com as notícias que ouviram do lugar – sobretudo o escocês Simon Fraser, o 14º Lorde Lovat, que de tão encantado com a exuberância das terras organizou, junto ao governo, a Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná, empresa de capital britânico derivada da Parana Plantations responsável pela implementação de uma estrada de ferro e criação de várias cidades circunvizinhas.

E quão surpresos os colonos ingleses ficaram certa feita, vislumbrando a mata dessa região do norte do Paraná, observarem que dela vinha uma névoa característica, que lembraria o icônico fog da tão saudosa Londres?

Era tão semelhante que a nostalgia tornou fácil batizar a região como “originária de Londres”. Ou, simplesmente, “Londrina”.

O que incluiu alemães da família Von Borstel, hoje representada por pai e filho célebres por tocarem uma das melhores cervejarias de toda a região.

E como os demais rótulos da Von Borstel são homenagens (como a St. Deutsch e a Edwino) , a Little London é uma homenagem à fundação da cidade que acolheu a família, com uma excelente receita de Extra Special (ou “Strong”) Bitter, inglesa até a medula.

Special ou Strong?

Como uma excelente representante da Escola Inglesa de cerveja, a Little London possui um moderado aroma de lúpulo, cor cobre, carbonatação baixa, presente sabor de torrefação e um amargor médio, um conjunto harmonioso de sabor maltado.

Seu estilo era denominado English Special Bitter (Algo como “Amarga Especial Inglesa”), mas a cervejaria Fullers adquiriu a exclusividade sobre o termo.

Como a sigla ESB ainda era bastante marcante para denominar essas receitas, as demais cervejarias optaram por mantê-la, chamando-a agora de Extra Strong Bitter (“Amarga Extra Forte”). Mudou o sentido, confrade? Bastante. Mas o marketing falou mais alto.

Assim como os outros rótulos de 500ml da cervejaria londrinense, a Little London também utiliza a garrafa Artesanal 500, idealizada pela Owens Illinois (O-I) com tecnologia My Pour, que permite total controle sobre a formação do colarinho.

Breno Machado.Little London.6

Em 1931, estiveram no Paraná dois príncipes da casa real inglesa: Eduardo, príncipe de Gales, futuro rei Eduardo VIII (1936) e Jorge, futuro rei Jorge VI (1936-1952). Eles estavam no Brasil por interesses pessoais, pois eram acionistas da Brazil Plantation, empresa que implementou de uma estrada de ferro e criou várias cidades circunvizinhas

Notas

Como todas as cervejas da Von Borstel, a Little London não apenas homenageia a cidade onde foi criada, como também o estilo proposto.

Esse é um excelente rótulo para conhecermos estilos clássicos ingleses e também uma excelente cerveja para você apresentar àquele confrade neófito no incrível mundo das cervejas especiais.

Ein prosit!

Já conhece a Little London? Ficou com vontade de conhecer, ou provou depois de ler nossa coluna? Tem dicas de lugares para encontrá-la, ou de alguma harmonização interessante? Não deixe de postar seu comentário neste nosso espaço de divulgação da cultura cervejeira.

Breno Machado.Little London.4

Little London tem moderado aroma de lúpulo, cor cobre, carbonatação baixa, presente sabor de torrefação e amargor médio

E então, que cerveja é essa?

Nome: Little London

Cervejaria: Von Borstel

País de origem: Brasil

Estilo: Extra Strong Bitter

Álcool: 5,5% ABV

Harmonização: Carne selada com ervas, doces com frutas vermelhas, linguiças artesanais.

Temperatura ideal: 5 – 7 °C

Copo: Pint

Média de preço: R$ 30 – 35 (Garrafa de 500 ml)

Distribuidora: Adax Brasil Distribuição e Representação (www.facebook.com/adaxbrasil)

Onde encontrar: na Mestre-Cervejeiro (CCAB Petrópolis), Barbearia do Escocês (Espaço 1584, Candelária) e na Ein Bier, Bitte! (www.instagram.com/einbierbitte_).

Gostou dela? Recomendo Wells Bombardier, Old Speckled Hen e Bierland Pale Ale

Share:
Breno Machado

Comentários

Leave a reply