Cerveja e uísque: Separados no nascimento

Breno Machado
ColunistasGastronomia

Ambas as bebidas começam a ser preparadas da mesma maneira: grãos maltados em contato com água em alta temperatura; terra do uísque, a Escócia também tem tradição cervejeira, sobretudo pelo estilo Scotch Ale, com sua doçura e teor alcoólico elevado.

Destilados & fermentados

Atenção, confrade: pergunta de Vestibular! Quais são os quatro ingredientes principais de uma cerveja? Se você acompanha nossos bate-papos desde o primeiro, sabe que a resposta certa é água, malte, lúpulo e levedura.

Se você for um aluno aplicado, ou etilicamente polivalente, já ouviu falar desses ingredientes em outras bebidas. Como é o caso do malte, que também compõe o uísque.

“Mas certamente”, você deve perguntar, “o malte do uísque é distinto daquele usado na cerveja”, certo?

Errado!

Via de regra, ambas as bebidas começam a ser preparadas da mesma maneira: grãos maltados entram em contato com água em alta temperatura e em seguida são retirados do processo, resultando num ‘caldo’ – denominado mosto. A diferença cabal é que o mosto cervejeiro é submetido à fermentação, enquanto o mosto do uísque é destilado.

É justamente dessa semelhança de ingredientes que surgiu, por meio dos mestres na produção de uísque, um estilo de cerveja que tornou-se a pura representação da resistência: a Scotch Ale.

Breno_Cerveja e uísque.4Coração Valente                

Complete a lacuna:__________ escocês.

Sem querer insinuar o talento do confrade para as artes de boteco, mas é ÓBVIO que a primeira palavra que você pensou foi ‘Uísque’. E de forma alguma vamos dizer que o raciocínio é errado: a Escócia é a Meca do destilado de malte. Mas também não podemos ignorar que a cerveja faz parte da história do país.

Enquanto o uísque começou a ser produzido somente a partir do século XIX, a cerveja era abundante no dia-a-dia dos escoceses há milênios, de fácil comercialização, tanto entre clérigos residentes nos mosteiros (que a batizaram de ‘Wee Heavy’, que pode ser traduzido como ‘Pequena Pesada’), quanto entre mulheres produtoras de cerveja caseira.

Em parte, essa abundância se dava pelo fato da cevada ser bastante resistente, suportando a temperatura máxima de 12°C que enfrenta em seu período de plantio.

Já o lúpulo… Esse não suporta o frio muito bem, e era bastante escasso no país. A alternativa a esse problema era comprar o insumo na Inglaterra – o que, digamos, não era visto com bons olhos, já que a Escócia amargou séculos de resistência à expansão inglesa.

Breno_Cerveja e uísque.6

Enquanto o uísque começou a ser produzido somente a partir do século XIX, a cerveja era abundante no dia-a-dia dos escoceses há milênios, tanto entre clérigos dos mosteiros, como mulheres produtoras de cerveja caseira.

O produto final ganhou essa personalidade forte e resistente, de maltes pesados e o lúpulo quase inexistente, assumindo mais o seu papel bactericida. E se a oferta era de muito malte para pouco lúpulo, a Ale escocesa tinha que se adaptar bravamente às regras.

Bastarda gloriosa

Como qualquer cerveja que abusa dos maltes e economiza nos lúpulos, a Scotch Ale tem muito mais doçura e álcool do que aroma e amargor.

Como exemplo fácil de ser apreciado, temos a Dirty Bastard, da cervejaria estadunidense Founders: com uma tonalidade mais escura, de um marrom avermelhado; ganha notas complexas de biscoito, caramelo, nozes, ameixa, baunilha e melaço; tem baixíssima carbonatação e formação de espuma.

E o amargor… Bem, mesmo sendo uma cerveja feita nos Estados Unidos, qualquer expectativa de encontrá-lo será frustrante. Eles respeitaram muito bem essa característica.

Notas sobre a Dirty Bastard

Uma bela e curiosa cerveja, para quem estava acostumado às Pilsener, Stout, Weiss e IPA do mercado, a Dirty Bastard é um símbolo de transgressão, tanto global como local.

Até mesmo em seu país de origem ela enfrentou resistência, passando anos sem ser vendida no Alabama meramente pelo nome (Sua tradução em inglês é ‘Bastardo Sujo’)! Ein prosit!

Já conhece a Dirty Bastard? Ficou com vontade de conhecer, ou provou depois de ler nossa coluna? Tem dicas de lugares para encontrá-la, ou de alguma harmonização interessante? Não deixe de postar seu comentário neste nosso espaço de divulgação da cultura cervejeira.

Breno_Cerveja e uísque.5

Onde encontrar: conveniências, pubs e lojas de cervejas especiais de Natal.

E então, que cerveja é essa?

Nome: Dirty Bastard

Cervejaria: Founders Brewing

País de origem: Estados Unidos

Estilo: Strong Scotch Ale

Álcool: 8,5% ABV

Harmonização: Carnes de caça, lombo suíno, frutas secas.

Temperatura ideal: 8 -12 °C

Copo: Tulipa; Conhaque

Média de preço: R$ 20 – 35 (Garrafa de 330 ml)

Share:
Breno Machado

Comentários

Leave a reply