Agenda

Crianças realizam nesta quarta o 2º Ato Literário por um RN de Leitores

O 2º Ato Literário por um Rio Grande do Norte de Leitores, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (Ide), será realizado nesta quarta-feira, 10 de outubro, às 9h, no salão de eventos Álvaro Dias da Assembléia Legislativa do RN. O evento faz parte da programação da Semana Nacional da Leitura, que acontece por ocasião da Semana da Criança. O Ato literário será conduzido por crianças de unidades escolares estaduais e municipais que integram a Rede Potiguar de Escolas Leitoras.

O evento tem o objetivo de mostrar a importância da leitura e, principalmente, da criação de bibliotecas nas escolas públicas brasileiras. Durante o ato literário, as crianças participantes farão pronunciamentos sobre as ações desenvolvidas por escolas que incentivam a leitura, além de momentos literários, mediação de livros, debates e exibição de vídeos e slides. Os alunos de faixa etária entre 6 e 11 anos conduzirão todo o evento, inclusive, compondo a mesa de discussão. Apenas ao final do evento, a palavra será concedida aos adultos.

Segundo a diretora do Instituto de Desenvolvimento da Educação (Ide), Cláudia Santa Rosa, atividades como esta estarão ocorrendo, paralelamente, em diversos estados do País. “Não existe nenhum estudo que mostre o retrato atual da leitura, por unidades da federação, mas sabemos que alguns estados do Nordeste estão sempre ocupando posições desconfortáveis em relação aos indicadores de educação e cultura. Em nível nacional, a informação que temos, através da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, é de que a média de leitura, por habitante, é de no máximo quatro livros por ano, incluindo os didáticos. Se excluirmos os títulos lidos apenas em parte, a média cai para 2 livros lidos ao ano”, explica Cláudia Santa Rosa.

A concentração de todos para o 2º Ato Literário será na praça em frente à Assembléia Legislativa. Cada adulto e cada criança levará um livro. Às 9h será realizado um “apitaço” literário, ou seja, ao sinal de um apito, todos começam a ler e a circular pela praça por 1 minuto. Quando o apito soar novamente, os participantes param e se dirigem à Assembléia para o Ato Literário.

O 2º Ato Literário por um RN de Leitores é promovido pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (Ide) em parceria com o Instituto C&A, as secretarias municipais de Natal e Parnamirim, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e União Brasileira dos Escritores.

Semana Nacional de Leitura

Este ano, a Semana Nacional de Leitura – 08 a 12 de outubro – terá como foco a campanha ‘Eu quero minha biblioteca’, que visa a efetivação da lei federal nº 12.244/10, que dispõe que todas as instituições de ensino públicas e privadas do Brasil deverão possuir biblioteca até 2020. Estudos recentes mostram que para que esta meta seja atingida seria necessário que 25 bibliotecas fossem abertas por dia. No entanto, a falta de políticas públicas nesta área impede o alcance da meta.

Share:
Tácito Costa

Comentários

Leave a reply