Agenda

Cultura e Intelectualidade são temas de livro

Margarida Knobbe

Livro O Intelectual e a Cultura: Múltiplas Ressonâncias, de Margarida Knobbe, será lançado na próxima sexta-feira (10) na Cooperativa Cultural Universitária.

O livro O Intelectual e a Cultura: Múltiplas Ressonâncias  desenvolve vários eixos, ora analíticos, ora analógicos, tentando capturar as metamorfoses e o sentido do fenômeno da intelligentsia.

Um desses eixos passa por uma sequência de personalidades ímpares e suas circunstâncias, como Voltaire, Comte, Durkheim, Max Weber, Zola e o coreano Yi Sáng. Mais próximos de nossa aldeia, constam também Câmara Cascudo, Gilberto Freyre, Mário de Andrade e Lima Barreto.

“O livro demonstra uma composição que articula alguns movimentos de mútua contaminação e/ou ruptura entre os intelectuais e a cultura”, explica a orientadora do Mestrado e coautora, Conceição de Almeida.

Em seguida, o conteúdo do livro ultrapassa os argumentos institucionalizados, fazendo uso das analogias suscitadas pela fábula A cigarra e a formiga, a partir das interpretações permitidas por todo o corpo fabular atribuído a Esopo.

Edgar Morin

Extensa biografia de Edgar Morin é uma das bases do estudo de Margarida; autora entrevistou pensador francês.

Edgar Morin e a fábula da cigarra e da formiga como base de reflexão

Aprofundando-se na reflexão, Knobbe reúne detalhes míticos e biológicos relacionados especificamente aos insetos cigarra e formiga, para criar um metacódigo, composto por diferenças e características complementares relativas aos intelectuais.

Esse metacódigo tem aplicação empírica. Serve de contraponto para criar uma síntese original sobre a vida e a obra de Edgar Morin, ancorada em estudos de extensa bibliografia e em entrevista concedida, pelo pensador, à autora da pesquisa.

A obra contém parte substancial da pesquisa de mestrado em Ciências Sociais, na UFRN, desenvolvida por Margarida Maria Knobbe, sob orientação da profa doutora, Maria da Conceição de Almeida.

Segundo Knobbe, a publicação do livro foi possível a partir do Edital do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, na gestão de João Bosco Araújo Costa e de Luiz Assunção, com o propósito de apoiar a publicação da produção dos pós-graduandos e docentes daquele Programa.

Margarida Knoble“E também porque a discussão sobre o intelectual é bastante pertinente em nossa atualidade”, provoca ela.

Lançamento de livro O Intelectual e a Cultura

Autora: Margarida Knobbe

Dia: 10 de março (sexta-feira)

Hora: 17h

Local: Cooperativa Cultural Universitária

Share:

Comentários

Leave a reply