Destaque

Curta: das terras de Poty para o mundo

Em torno do sol

 

O curta-metragem potiguar de ficção científica Em Torno do Sol está em exibição no México na programação do Tlanchana Fest – Festival de Cine y Arte Digital, evento que vai até domingo (02) na cidade de Metepec e faz parte da Rede Mexicana de Festivais Cinematográficos.

Este já é o terceiro festival internacional que o curta participa. Em março desse ano, esteve na seleção oficial do Madeira Fantastic FilmFest (Portugal) e na semana anterior no Wave of Films (Filipinas).

Em Torno do Sol foi lançado em meados de 2016, e já em sua primeira exibição foi premiado na II Mostra Sesc de Cinema Potiguar, no qual recebeu os prêmios de Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Som. Em seguida foi agraciado com o prêmio de Melhor Curta-metragem no VII Festival Internacional de Cinema de Baia Formosa, fato que o fará integrar (em abril) a programação do festival Netia Off Camera na Polônia.

No filme, dirigido por Julio Castro e Vlamir Cruz, protagonizado pelo músico – agora também ator – Adriano Azambuja, o sol está com suas atividades mais intensas, o aumento das interferências solares dificulta a geração de energia elétrica e o uso de equipamentos eletrônicos é raridade.

Inspirado na tempestade solar que em 1989 chegou a Terra e provocou blackouts no Canadá e arredores, EM TORNO DO SOL traz uma reflexão para as escolhas atuais, cada vez mais dependentes de energia elétrica e virtualidade, da humanidade. Realizado em preto e branco, com 12 minutos de duração, o curta se desenrola em uma peculiar Natal desértica, onde Mr X monitora o sol e busca possibilidades. Assinam o roteiro “Julio Castro, Sidenei Junior e Vlamir Cruz”; Direção de arte e Produção “Karol Barreto”; Desenho de som “Paolo Araújo”; Trilha sonora original “Adriano Azambuja e Paolo Araújo”; Efeitos visuais “Aderbal Andrade e Elson Fernandes”. Em Torno do Sol é também matéria e capa da edição número dois da revista Carcará lançada dia 14 de março pela Fundação José Augusto.

A distribuição do curta junto a festivais está a cargo da ÍCONE/MUDERNAGE, empresa potiguar capitaneada pela produtora Scilla Gabel, que para esse tipo específico de ação utiliza plataformas virtuais especializadas em prover contatos com exibidores/festivais na área de audiovisual, o que está propiciando a seleção do filme em festivais de paises tão distintos quanto os já citados México, Filipinas ou Portugal.

 

COMENTÁRIOS DA EQUIPE:

Julio Castro: “Em Torno do Sol é o primeiro curta potiguar de ficção científica, a receptividade que estamos tendo além das fronteiras do RN é gratificante”

Vlamir Cruz:  “a criatividade do grupo estava realmente bem instigada, ao ponto de conseguirmos realizar de forma tão legal e a baixíssimo custo um filme em gênero usualmente associado a altos recursos tecnológicos e financeiros”

Karol Barreto:  “um dos maiores desafios foi implementar um ambiente desértico em meio a efervescência tropical que é uma cidade litorânea do porte de Natal. A pesquisa de locações foi um trabalho de artesania, o pouco conhecido interior do Farol de Mãe Luiza é para mim um delírio visual”

Scilla Gabel: “as plataformas de inscrição em festivais são ferramentas bem mais ágeis que um mero formulario de inscrição na web ou o tradicional envio de material pelo correio, por outro lado a temática universal que permeia Em Torno do Sol não deixa de ser um dos elementos que colaboram para potencializar a circulação da obra”

Paolo Araújo: “ O som do filme foi 99% construído em estúdio, os ruídos naturais dos locais onde filmamos não combinavam com as cenas, além disso queríamos que o som fosse um dos protagonistas na ambientação dessa Natal futurista, porém, praticamente inabitada.

Adriano Azambuja: “foi uma grata surpresa o convite para ser o protagonista do filme. Meu vivenciamento como ator, era quase inexistente, no entanto, segundo eles, era um “não ator” que estavam buscando… meu lado músico também não ficou de fora da aventura, assino com Paolo a Trilha sonora original do filme”.

Quem quiser assistir ao trailler, basta acessar esse endereço: https://vimeo.com/mudernage/emtornodosoltrailer

 

Share:

Comentários

Leave a reply