Blog

CURTINHAS: Tributo a Candeia no Beco, teatro, fotografia, Troféu Cultura, Jovens Escribas, Marize Castro e mais

4900367228_0b046f2b57_o

SAMBA DA ANTIGA – Mestre referência do samba e da raça, Antônio Candeia Filho (FOTO) será homenageado neste sábado em Zé Reeira, no Centro Histórico. Um tributo a Candeia com o grupo Clave de Si e convidados, entre eles, Heriberto da Silva (Zorro) e Evilásio Galdino, além da apresentação artística de Jamilah Al Hanna. Evento aberto ao público. A partir das 18h30. Realização de Sr. Hárryson Magalhães. É só chegar.

PROJETO AGOSTO – Pela arquitetura da cidade, dois bailarinos que em seus passos narram a rotina de uma relação a dois, representando as flores, as pedras no caminho e a vontade de que as tempestades passem e o amor nunca fuja das mãos. Dança que cabe eu, cabe você, cabe todos os personagens de uma rotina e das relações do ser com as coisas que vem e vão. Esse é o Projeto Agosto, contemplado pelo Edital de Dança Roosevelt Pimenta 2014, e que será exibido nesta quinta feira, às 17h30, no cruzamento das avenidas Rio Branco e João Pessoa, na Cidade Alta, ao lado do edifício Ducal #NaRua.

TEATRO SÓCIO-POLÍTICO – Também nesta quinta estreia o espetáculo da Sociedade Cênica T. ‘Pode Ser Que Seja Só o Leiteiro Lá Fora’ atualiza tema dos indivíduos marginalizados pela sociedade. A peça é de Caio Fernando Abreu e é ambientado no contexto social-político da década de 1970. Começa às 20h. O espetáculo segue até domingo na Casa da Ribeira.

ARRE ÉGUA – O fotógrafo Pablo Pinheiro ganhou o 14º Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, dos mais importantes do segmento e, por meio da linguagem fotográfica vem investigando a presença do vaqueiro em seu contexto rural desde 2010. Essa vivência começou na Caatinga e se estendeu à Pradaria onde mirou do vaqueiro sertanejo potiguar ao gaúcho. Essa narrativa visual será revelada no fotolivro “RIO GRANDES”, resultado do projeto ‘Uma Tradição nos Rio Grandes – a imagem do Vaqueiro Contemporâneo em transição’, com distribuição gratuita pela internet, no www.estudiop.com.br. É só acessar.

TROFÉU CULTURA – O Troféu Cultura, que seria realizado em setembro agora está agendado para novembro. A data provável é dia 12. Em breve será anunciada a plataforma onde o internauta poderá votar entre cinco nomes para cada categoria.

DEMÉRITO A DEÍFILO – Se Deífilo Gurgel estivesse vivo assistiria constrangido um festival dantesco de entrega da tal Comenda do Mérito Folclorista que leva seu nome. Folclórico mesmo só nossos edis. Um ou outro homenageado escapava; um outro tinha talento sem estrada no folclore. Mas chegou ao cúmulo de entregar a medalha a Amaury Jr. Aí, compadre, o mestre Deífilo se remexeu de lá e eu digo: “Vosmicê faz uma falta danada!”

ACAMPAMENTO CULTURAL – O Acampamento Cultural da Juventude Potiguar estaciona em Tibau entre os dias 4 e 7 de setembro para intercâmbio entre a juventude potiguar através da cultura, com intervenções artísticas e debates relacionados ao papel da juventude no contexto sócio-político e cultural. Entre os artistas, estão Caboclas Mc’s, Skarimbó, Khrystal, Júlio Lima, maGo daSilva e George Israel, guitarrista, saxofonista e compositor da banda Kid Abelha, Orquestra Sanfônica de Mossoró, Waldonys e outros. Site do evento: www.acampamentotibau.com

GENTILEZA LITERÁRIA – Os Jovens Escribas lançam nesta segunda três livros de crônicas de Miguel Josino Neto, procurador do Estado falecido ano passado e que completaria 50 anos neste domingo. O projeto se chama ‘Trilogia da Gentileza’ por sugestão da mulher de Miguel, Karla Motta. Às 18h30, na Pinacoteca.

MONÓLOGO CULTURAL – Seminários nacionais, locais, fóruns, debates, mesas redondas para falar de 1583 aspectos da cultura. Nunca vi nada sair do falatório, da falácia. Acredito sim, em cursos como os promovidos pelo RN Criativo, onde especialistas falam para interessados que aprendem e levam consigo ensinamentos para bom uso. E lembro ter criticado Mirabô quando lá pelo ano de 2006, entrou numa dessas reuniões do Fórum de Música e disse: “Já vi muito esse papo; nunca dá em nada”.

LÁBIOS ESPELHOS – Um literato da roça de Belo Horizonte me adicionou no face. Disse ter achado meu blog via texto sobre Lábios-Espelhos, de Marize Castro e reclamou de cara o “sumiço” da poetisa. “Nem facebook a danada tem! Ela e Mariana Ianelli são amigas. ‘Esperado Ouro’ fez dez anos de publicação e ninguém falou porra nenhuma!”. E arrematou: “Sou um padre desbocado”. Está certo.

Share:
Conrado Carlos

Comentários

Leave a reply