Agenda

Dança do Toré é retratada em Mostra Fotográfica no Parque da Cidade

Toré

A partir desta quinta-feira (13) será aberta a Mostra Fotográfica “Dança do Toré”, em homenagem ao Dia do Índio, comemorado no dia 19 de abril.  As fotos foram feitas por Cláudio Marques e Adrovando Claro, ambos membros do Foto Clube de Natal. As fotografias começaram a ser produzidas a partir de 2012 e ficarão expostas no Centro de Visitantes do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte entre os dias 13 a 23 de abril.

De acordo com o programa Povos Indígenas no Brasil, “a Dança do Toré é uma importante prática ritual dos grupos indígenas, capaz de balizar as diferenças internas, projetando os grupos nas situações de contato”.

No Rio Grande do Norte, os índios Potiguaras realizam o Toré nas comemorações ao Dia do Índio como um ritual sagrado que celebra a amizade entre as distintas aldeias, realçando o sentimento de grupo e de nação. É uma dança que está na própria percepção e representação da tradição coletiva, sendo, portanto, um elemento essencial para eles se pensarem enquanto possuidores de um passado histórico comum.

Dança é utilizada para unir culturas

Dança é utilizada para unir culturas indígenas

As letras das cantigas evocam elementos cosmológicos ligados à religiosidade católica (a Trindade, São Miguel, Santos Reis), ao mar, às atividades de sobrevivência (pesca), a eventos (guerra – flecha do tapuio canindé) e seres da natureza (guarapirá, laranjeira, peixe, água) e a figuras míticas (tapuia coronga e tapuio canindé), além da jurema. Ao contrário de outros grupos indígenas, não há uso ritual de bebida produzida com a jurema; as bebidas consumidas são catuaba e cachaça”.

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte funcionará normalmente durante o feriado da Semana Santa. As caminhadas podem começar a partir das 5h até às 18h. O Centro de Visitantes funciona das 8h às 17h30 e dispõe de sala de exposição dos animais empalhados, biblioteca, lanchonete, jardim temático, banheiros e bebedouro e mostras fotográficas.

O aluguel de bicicletas também estará à disposição dos visitantes no início da manhã e à tarde para um agradável passeio que mistura exercício e contemplação da natureza e toda a beleza que o Parque da Cidade proporciona.

A torre panorâmica onde funciona o Memorial Natal e é gerenciado pela Funcarte, não abrirá na sexta-feira santa. No demais dias, abrirá das 14h às 17h30. Para outras informações sobre o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, o telefone é o 3232-3028/3232-3207.

Share:

Comentários

Leave a reply