AgendaAudiovisual

De cinema, café e empoderamento “Black”

O Cineclube Natal e Nalva Melo Café Salão retomam uma parceria de longa data no próximo dia 29, com a reabertura da charmosa sessão “Cine Café”. Para celebrar a reunião, que se repetirá nas últimas sextas-feiras do mês até o final do ano, será exibido o cultuado “Foxy Brown”, de 1974. O filme faz parte de um movimento cinematográfico conhecido por blaxploitation, que buscou o protagonismo negro na racista Hollywood dos anos 1970. A exibição começa às 19h, com taxa de manutenção a R$ 5.

A última sessão da famosa parceria ocorreu em 2013. Desde então, a cabeleireira Nalva Melo vem se destacando na arte de corte de cabelos cacheados e crespos, resgatando o senso de aceitação e valorização das raízes negras das mulheres de nossa cidade.

Nada melhor, então, do que reinaugurar as atividades cineclubistas no salão com a exibição do seminal “Foxy Brown”, com a bela Pam Grier no papel principal, expoente do movimento cinematográfico“blaxploitation ”, que buscou o protagonismo black refletindo a efervescência da cultura negra americana e os movimentos de libertação africana pelo mundo nos anos 1970, que reverberam até hoje no cinema, TV, na moda e na cultura hip-hop.

Produzido no auge da carreira de Pam Grier, que ostenta orgulhosamente seu cabelo afro com a mesma naturalidade que manuseia as armas que usa, “Foxy Brown” é um dos mais divertidos e antológicos “blaxploitation” do período. Após o namorado policial da personagem ter sido assassinado por criminosos durante uma operação na qual estava infiltrado, a bela e sensual Foxy busca vingança, disfarçando-se como garota de programa para acabar com a organização.

Fã de carteirinha do filme, Quentin Tarantino homenageou-o abertamente em um de seus filmes, “Jackie Brown”, resgatando a musa Pam Grier do esquecimento, dando-lhe mais uma vez um papel de negra forte e independente. Jackie poderia muito bem ser uma versão envelhecida da própria Foxy, tornando o filme uma sequência espiritual.

Serviço:

O quê? Exibição do filme “Foxy Brown” na sessão Cine Café

Onde? Nalva Melo Salão Café, localizado na Rua Duque de Caxias, 110, Ribeira

Quando? 29 de setembro (sexta-feira), 19h

Quanto? R$ 5 (taxa de manutenção)

Share:

Comentários

Leave a reply