MaisMúsica

Esso anuncia trilogia rítmica com seu terceiro disco

O cantor/compositor Esso (cantautor) está lançando o seu 3º CD, Várzea da Caatinga. O disco, assim intitulado em referência ao nome antigo de sua cidade natal, tem como base percussiva instrumentos tradicionais nordestinos, como o zabumba e o triângulo, e mistura às canções sonoridades mais roqueiras e jazzísticas através da guitarra e piano elétrico. Com o novo trabalho em estúdio, o músico projeta dar início à trilogia rítmica, que inclui ainda um disco de samba e outro de blues, a serem apresentados nessa sequência e até o final da década.

Natural da caatinga do sertão potiguar, Esso iniciou sua carreira musical em Natal, onde cantou e compôs para a banda “Os Quatro”, entre 1991 e 2001. Após sua atuação na cena roqueira da capital, investiu no intimismo de uma linguagem mais contida e serena em Essência, concerto semielétrico no qual se aproximou de estilos mais rebuscados e apurados, em que predominam os instrumentos acústicos e a postura mais intimista.

Em 2002 entrou numa nova fase de sua carreira artística, experimentando novas linguagens e modos diferentes de expressão do seu som, em busca de profissionalização para o seu trabalho, e investiu no repertório sutil de Tom Pessoal, projeto com o qual se apresentou nos anos seguintes.

Bossta Nova, seu primeiro disco, foi lançado oficialmente por selo próprio – Elephante Registros – em 2007, com a estreia do show Instinto Dissonante. A destacar, a interpretação de ‘Guigue’, composta e gravada em Sampa, com a qual participou também da coletânea Musiclube SP, publicada ao lado de Pedro Osmar e outros integrantes do coletivo homônimo.

Em 2009 o músico foi agraciado com o Prêmio Pixinguinha e apresentou Alma de Poeta, seu segundo CD feito em estúdio. O disco reflete a relação entre música e poesia que sempre norteou seu trabalho, desde sua antiga banda.

Como dirigente da Cooperativa da Música Potiguar (COMPOR), o músico participou de suas atividades artísticas através do show Uníssono (2011/2012), e em 2013 com o mini-show Café Estresse dentro da Mostra Musical da Compor.

Paralelamente, entre 2011 e 2014 Esso montou com amigos a RAUL SEIXAS BANDA CLUBe, onde releu com originalidade a obra do compositor baiano através do show Tolo de Ouro.

Share:

Comentários

Leave a reply