AgendaArtes Visuais

Exposições mostram cultura nordestina e Natal antiga

Erick Lima

Xilogravuras de Erick Lima e fotografias de Jerônymo Tinôco revelam aspectos da resistência nordestina e da Natal do passado.

Até dia 14 de fevereiro, o visitante do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte poderá ver duas exposições, uma de xilogravuras, outra de fotografias antigas de Natal, no hall do Centro de Visitantes.

A exposição “Identidade Gravada” é uma compilação das obras produzidas pelo artista visual Erick Lima, marcadas pela cultura, resistência e do modo de vida do povo nordestino.

São obras que trazem uma mostra dos trabalhos xilográficos (matrizes e gravuras) produzidos pelo artista.

Erick Lima é artista visual e iniciou a sua carreira no ano de 2007 junto à Casa do Cordel, em Natal. Hoje é reconhecido como difusor da xilogravura no Estado.

Foi ganhador do Prêmio Cultura Popular do Ministério da Cultura, com uma arte presente em ilustrações de livros didáticos, folhetos de cordel, discos, peças publicitárias e estampas da Bodega do Xilo.

Erick Lima.xilogravura

Xilogravuras de Erick Lima figura em ivros didáticos, folhetos de cordel, discos e peças publicitárias.

Natal antiga em fotografias

Já o professor e fotógrafo Jerônymo Tinôco vai expor fotografias em uma montagem da Natal antiga e atual, para mostrar como era a capital potiguar nos anos 1940 e 1950.

“Sempre fui um apaixonado pelas fotos de Natal antiga e presenciei durante anos as mudanças feitas nas suas características, seja de casas, ruas ou edifícios, daí a ideia de comparar, em fotos, essas mudanças, mostrando onde houve preservação ou não, como forma de chamar a atenção para a importância da preservação da nossa história, pois um povo sem memória histórica não existe como povo”.

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte funciona diariamente das 05h às 18h.

Share:

Comentários

Leave a reply