Agenda

Festival de música clássica XIX Virtuosi chega em Natal nesta quarta

unnamed

O contratenor Rodrigo Ferreira e o cravista Ronan Khalil chegam em Natal nesta quarta-feira (14) para apresentar o concerto “Música Por um Tempo”, no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, a partir das 20h. Recital faz parte de uma maratona de concertos que o festival XIX Virtuosi realiza em diversas cidades do nordeste Brasileiro, além de Chile, Argentina e Uruguai. As apresentações seguem até o dia 19/12. Entrada franca.

O brasileiro Rodrigo Ferreira tem uma vida uma vida muito ativa participando de várias óperas com papéis principais e junto com o cravista Ronan Khalil realizam numerosos concertos e recitais na França e recentemente em Cuba. O duo participa do Virtuosi com apoio do Consulado Geral da França.

Formado pelo CRR de Paris e laureado HSBC da Academia Internacional do Festival d’Aix-en-Provence, Rodrigo Ferreira participou da ópera “Thanks to my Eyes” de Oscar Bianchi e Joel Pommerat. Foi papel título da ópera “Re Orso” de Marco Stroppa na Ópera Comique, Paris. Entre outras atuações destacam-se “Le marteau sans maître” de Boulez, e “Neige” de Catherine Köntz, entre outros.

Ronan Khalil descobriu a música antiga na Matriz de Bretagne antes de estudar cravo com Pascal Dubreuil no Conservatório Nacional de Rennes e depois em Manchester. Diplomado pelo Conservatório Real de Haia, em 2008 ganhou o 1º prémio do público no Concurso Internacional de Cravo da Fundação M. & R. Lacour (Festival d’Auvers-sur-Oise Opus 28) e, mais recentemente, foi premiado com o premio Oriolis-Kriegelstein assim como o 1º prémio no Concurso International de Cravo Paola Bernardi de Bolonha. Fundou, em 2010, o grupo Desmarets, formação instrumental dedicada ao repertório dos séculos XVII e XVIII.

Juntos, o duo realiza numerosos concertos e recitais na Ópera de Lille, na Salle Cortot, em Havana. Entre seus projetos futuros destaca-se a ópera coreográfica “Arioso” de Tatiana Julien, e a peça “Amanece” para contratenor solo e orquestra de A. Marcos.

O VIRTUOSI 2016 conta com patrocínio do BNDES, CHESF, STN, Excelsior Seguros, incentivo do Funcultura e apoio da Prefeitura do Recife, Consulado Americano, Consulado Geral da França, CEPE, MAMAM, CCK, Sala VERDI, Universidad Católica de Chile, UFPB, UFBA, Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, Dragão do Mar e Dorisol Grand Hotel Recife.

PROGRAMAÇÃO:

>>> TOUR NORDESTE
NATAL | TEATRO DE CULTURA POPULAR CHICO DANIEL

14| QUARTA 20h
MÚSICA POR UM TEMPO
RODRIGO FERREIRA, contratenor
RONAN KHALIL, cravo

Share:

Comentários

Leave a reply