Blog

Viúva de Luiz Carlos Prestes reside em praia potiguar

imagem_7_9638

Na pacata e paradisíaca praia de Baía Formosa, no Litoral Sul do Estado potiguar, logo após a badalada praia de Pipa, reside hoje, no escolhido anonimato, a ex-mulher de quem reputo uma das maiores personalidades da história do Brasil: Luiz Carlos Prestes. A ex-militante comunista e recifense Maria do Carmo Ribeiro Prestes conta hoje 83 anos.

Maria casou-se com Prestes em 1950, com quem teve os filhos: Antônio João Ribeiro Prestes, Rosa Ribeiro Prestes, Ermelinda Ribeiro Prestes, Luiz Carlos Ribeiro Prestes (Luiz Carlos Prestes Filho), Mariana Ribeiro Prestes, Zoia Ribeiro Prestes e Yuri Alexandre Ribeiro. (com Olga Benário, personagem de livro e filme, Prestes foi pai de Anita Leocádio Prestes, nascida ainda no campo de concentração nazista e hoje com 79 anos). Maria viuvou em 1990. Foram 40 anos de matrimônio com o líder comunista.

A descrição relatada é de que Maria parece uma figura simpaticíssima. Calma, inteligente e aparentemente metódica, talvez como foi seu ex-companheiro. Prestes seria um herói nacional se nascesse em outro país. a dita Coluna Prestes percorreu 25 mil quilômetros de terras brasileiras com um movimento de revolta que durou dois anos e meio. Um percurso maior do que a empreitada do mito mongol Genghis Khan.

Enfim, Maria está logo ali, em descanso merecido e renderia uma matéria sensacional para uma revista literária, se ainda tivéssemos uma. Deve ter muita história pra contar dos últimos anos de Prestes.

Share:

Comentários

Leave a reply