Agenda

Grupo Carmim de Teatro completa dez anos

Grupo Carmim

Após temporada em São Paulo, o Grupo volta a Natal para celebrar sua primeira década e ocupa todos os finais de semana a Casa da Ribeira, com a peça Jacy.

As comemorações de uma década de existência contemplarão também a estreia da nova peça “A Invenção do Nordeste”, exposição da história do Grupo e lançamento de livro com toda sua dramaturgia.

Jacy já esteve em algumas temporadas anteriores no Estado, mas recentemente, eles passaram pelo Rio de Janeiro e São Paulo e a receptividade não podia ser melhor: “A gente sabe da dificuldade de fazer temporadas longas em Natal, mas depois de ter feito 16 apresentações no Rio de Janeiro. em 2016, e 15 em São Paulo, entre janeiro e fevereiro deste ano, queremos arriscar e ver se o público que vai ao teatro aumentou em Natal”, provoca  a atriz e uma das fundadoras do Grupo, Quitéria Kelly.

A peça mais famosa do grupo circulou, em 2016, por 18 estados brasileiros. E foi eleita, pelo jornal Estado de São Paulo, um dos 10 melhores espetáculos do Brasil em 2015 e acaba de fazer temporada no Sesc Pinheiros em São Paulo. A temporada recente em São Paulo rendeu críticas nos dois principais jornais da cidade: A Folha de São Paulo (Crítica de Valmir Santos – Folha SP ) e no Estado de São Paulo (Crítica de Maria Eugênia de Menezes – Estadão) e uma entrevista empolgante a Paulo Henrique Amorim no Conversa Afiada (Jacy no Conversa Afiada), além de ter sido vista por figuras ilustres do teatro e da música como o diretor Antunes Filho, o ator Gero Camilo e o músico Chico César.

Peça Jacy, foto de Bob Souza

Detalhe da peça Jacy, fotos de Bob Souza

Em 2017, a peça completa 4 anos de estreia. Jacy foi criada a partir do encontro fortuito de uma frasqueira abandonada em uma das ruas mais movimentadas da cidade de Natal. Ela reconta a história real de uma mulher nascida em 1920 que na década de 1940, durante a Segunda Guerra, se apaixonou por um capitão americano; na década de 1960-70 atravessou a ditadura no coração político do Brasil e terminou seus dias, na primeira década dos anos 2000, sozinha, em Natal. O roteiro da peça foi escrito pelos filósofos Iracema Macedo e Pablo Capistrano, com dramaturgia de Pablo Capistrano e Henrique Fontes. Este último, assina a direção em uma montagem compartilhada com a atriz Quitéria Kelly, o cineasta Pedro Fiuza e o produtor Daniel Torres.

De acordo com a divulgação, o processo de investigação para criação da peça revelou fatos que arrepiaram seus criadores. Coincidências como o fato de Jacy ter tido seu primeiro emprego na mesma rua da Casa da Ribeira (rua Frei Miguelinho, na Ribeira). “O processo de criação foi surpreendente. A investigação feita, a partir dos vestígios que encontramos na frasqueira, revelaram fatos curiosos que têm ligação direta com a história de Natal e do Brasil, desde a segunda guerra mundial, passando pela ditadura militar, chegando até ao emaranhado político que manda no estado há quase um século”, diz o diretor Henrique Fontes.

SERVIÇO

O que: JACY – 10 anos do Grupo Carmin
Quando: Entre os dias 1º e 30/04, Sáb. e Dom. às 20h
Quanto: R$ 20,00 (antecipado para todos até dia 31/03 – limite de 100 ingressos por dia); R$ 40,00 (inteira).
Onde: Casa da Ribeira (Rua Frei Miguelinho, 52, Ribeira. Fone: 3211-7710)

Venda de ingressos: Bilheteria da Casa (3211-7710 à tarde) ou online no www.sympla.com.br/casadaribeira

Share:

Comentários

Leave a reply