AgendaMúsica

Ia+Fiquei realizará prévia dia 13 com Dusouto

No próximo sábado, dia 13 de janeiro, o Ia+Fiquei começa as celebrações dos dez anos de agito, folia e reconhecimento das artes e cultura potiguar.

O IA+FIQUEI, desde 2009, promove e enaltece a magia dos carnavais de rua, no bairro de Ponta Negra, em Natal no Rio Grande do Norte. No decorrer de sua trajetória, o bloco vem fomentando a diversidade cultural potiguar, através da valorização das festas populares e da homenagem às produções artísticas da terra, como: Chico Daniel (mestre mamulengueiro), Pedro Mendes (cantor e compositor), Nalva Melo (cabeleireira e maquiadora), Pedro Pereira (artista plástico), Dozinho (cantor e compositor), Teresinha de Jesus (cantora) e a poeta performática Civone Medeiros.

Em 2018, o IA+FIQUEI reconhece, pela primeira vez, o talento eletrizante de uma banda: DuSouto, composta por Gabriel Souto, Gustavo Lamartine e Paulo Souto. Na véspera de completar 15 anos de estrada, suas letras e músicas diferenciam-se pela irreverência nordestina e originalidade, com batidas de samba com drum’n’bass, reggae com repente, xote com ragga e forró com surfmusic. Com cinco álbuns lançados, a banda recebeu o prêmio Hangar de Música em 2010, e logo em seguida, 2012 e 2014. O novo disco do DuSouto, intitulado Conecta, também indicado ao Hangar, destaca-se tanto pela versatilidade quanto pela saudosismo, e assim, pela necessidade de se reconectar com as raízes genuinamente potiguares. Portanto, uma homenagem mais do que merecida.

A proposta crucial do bloco é contribuir para facilitar aos moradores, foliões e turistas o livre e pleno acesso à alegria das festas de rua. Desse modo, o nome IA+FIQUEI surgiu da ideia de um grupo de amigos que IA, mas desistiram de brincar o carnaval fora da cidade, preferindo FICAR em Natal, com o objetivo de apoiar, ou melhor, SOMAR forças para valorização e difusão das diversas manifestações culturais e artísticas norte rio-grandenses.

Já nos primeiros anos de vida, o IA+FIQUEI conseguiu organizar uma “Charanga”, a partir da doação de instrumentos do bloco carnavalesco, os Flagelados do Samba, de Apodi no Sertão do RN, mas, sobretudo, do envolvimento de amigos e batuqueiros de plantão. Posteriormente, passou também a dispor de uma orquestra de frevo, custeada por apoios governamentais e empresariais. Nos quase 10 anos de tradição, todos os sábados de Zé Pereira, o bloco percorre as ruas do bairro de Ponta Negra, arrastando milhares de foliões.
PRÉVIA DO BLOCO IA+FIQUEI

ATRAÇÕES: DuSouto, Charanga do Ia+Fiquei, com participação de MaGOdasilva e Dj SubMarino

DATA: 13 de janeiro de 2018 (sábado)/ HORÁRIO: a partir das 14 horas.

ENTRADA: R$ 20,00.

LOCAL: Espeteria Ponta Negra, Rua Manoel Augusto Bezerra Araújo, N° 143, Bairro – Ponta Negra.

 

Share:

Comentários

Leave a reply