AgendaFotografia

Ícone do fotojornalismo participa de seminário em Natal

Evandro Teixeira, um dos mais importantes fotógrafos da história do jornalismo brasileiro abre no próximo dia 18 no Teatro de Cultura o Seminário “História e Memória da Fotografia Potiguar”, promovido pela Fundação José Fundação José Augusto.

Aberto ao público, o evento, que será realizado até 20 de agosto, apresenta debates, palestras e mesas redondas com os principais nomes da área do Rio Grande do Norte.

Fotógrafo Evandro Teixeira

Fotógrafo Evandro Teixeira

O seminário é promovido pelo Centro de Estudos e Pesquisas Juvenal Lamartine e Centro de Promoções Culturais, pertencentes à Fundação José Augusto.

Muitos acontecimentos marcantes na história do Brasil foram retratados por Evandro Teixeira. Sua carreira como fotojornalista conta com a cobertura de momentos, como chegada do general Castello Branco ao Forte de Copacabana durante o golpe militar de 1964, a repressão ao movimento estudantil no Rio de Janeiro, em 1968, e a queda do governo Salvador Allende, no Chile, em 1973, além de eventos como diversos Jogos Olímpicos e Copas do Mundo.

Comício contra a Ditadura implantada em 1964

Suas fotografias integram acervos importantes como o do Masp, em São Paulo, Belas Artes de Zurique, na Suíça e Museu de Arte Moderna La Tertulha, Colombia. O fotógrafo ainda editou cinco livros: Fotojornalismo, Canudos 100 Anos, Livro das Águas, Pablo Neruda: Vou Viver, 68 Destinos: Passeata dos 100 Mil e seu último livro lançado e 2015, Evandro Teixeira: Retratos do Tempo, 50 anos de Fotojornalismo.

PROGRAMAÇÃO

Share:

Comentários

Leave a reply