IPA Metrópole X IPA Colônia

Breno Machado
ColunistasGastronomia

A Indian Pale Ale (IPA) nasceu na Índia, durante a colonização inglesa (1858-1947), com a dificuldade em manter as cervejas trazidas da Europa em bom estado, após meses de viagem; dose extra de lúpulo, por seu poder conservante, criou o estilo cervejeiro do momento.

Exemplo sensacional é a Fuller’s India Pale Ale.

Ao neófito apreciador de cervejas especiais, principalmente quem inicia a jornada em voo solo, há muita informação a ser apreendida. Justamente por esse tanto de informação, aliado a modismos e tendências mercadológicas fortes no segmento, certos conhecimentos sobre nosso pão líquido acabam difusos, propensos a mal-entendidos.

Principalmente quando falamos sobre estilos cervejeiros e o estilo que parece ser a nova tendência mundial: a nossa querida India Pale Ale, ou carinhosamente, IPA (“ípa” ou “ái-pi-êi”, dependendo do seu grau de puritanismo).

Atento a esse movimento, MUITAS cervejarias pelo mundo estão desenvolvendo receitas de IPA. Algumas mais próximas ao padrão, outras com ingredientes e técnicas fora da curva…

Mas o que me aguça a curiosidade é quando um confrade , na verdade, muito mais de um, vem queixar-se de algum rótulo que provou, esbravejando que “nem parecia uma IPA” –  Seja pela ausência do clássico aroma de maracujá, ou da falta daquela voadora com os dois pés de herbal no gole, ou até mesmo por sentir algo de caramelo ganhando sensorialmente do  lúpulo…

O primeiro impulso que tenho é tentar falar pacientemente: “Calma, confrade! Nem parecia uma IPA? Mas com que IPA ela deveria se parecer?”.

Chegou a hora da revisão

Índia britânica

Ingleses passaram quase um século no Subcontinente Indiano, o que hoje seria formado por Índia, Paquistão, Bangladesh e Mianmar, antiga Birmânia (de onde George Orwell trouxe histórias incríveis).

Parece chover no molhado, mas o confrade já deve conhecer a origem do estilo.

Por volta de 1780, durante o período em que a Índia era colônia inglesa, não havia condições para reproduzir as Ale britânicas na região, fazendo com que as cervejas fossem enviadas de navio para lá.

O grande problema é que, com os parcos recursos de conservação do século XVIII, toda a produção desembarcava intragável de tão deteriorada… Até que um experimento mudou toda a situação.

Com a adição de altas cargas de lúpulo (e seu então pouco conhecido poder bactericida), as cervejas conseguiam chegar aos sedentos colonos. Só que essa inserção trazia uma nova característica sensorial: elevados amargor e aroma, que são características principais desse ingrediente. A nova receita foi batizada de India Pale Ale, em homenagem à colônia que gerou o problema a ser resolvido com uma aclamada solução.

Provavelmente o confrade já deve ter entendido o raciocínio: se eram ingleses enviando cerveja inglesa, os lúpulos utilizados nesse processo eram…

Ingleses! Tais como Target, Goldings e muitos outros, que estão longe do perfil de mamão, manga e maracujá das variações estadunidenses, dão um caráter mais picante, terroso e floral, com amargor e aroma bem mais baixo do que os ianques.

Por isso, a pergunta: com que IPA a cerveja que você bebeu deveria se parecer?

Fullers_David+Cameron em campanha

Importância da Fuller’s na Inglaterra pode ser medida por esta foto de David Cameron em campanha para a eleição de primeiro-ministro nas instalações da cervejaria, produtora de uma das IPAs mais queridas.

IPA Raiz x IPA Nutella

Exemplo sensacional de uma autêntica English IPA (nomenclatura em contraposição à American IPA, versão mais en vogue do mercado atualmente) é a Fuller’s India Pale Ale.

Representante irrepreensível do seu estilo, esta cerveja refermentada na garrafa apresenta muitas das características que já tratamos antes nesse bate-papo: utilizando maltes e lúpulos ingleses, é extremamente equilibrada, com aroma floral e frutado e um gole maltado, com um amargor presente, porém moderado.

Nota da Fuller’s India Pale Ale

LúpulosO maior apaixonado pelas características, digamos, extravagantes dos lúpulos estadunidenses deve prestar reverência ao belíssimo exemplar de IPA tradicional. É uma experiência e tanto apreciar esta cerveja precursora, detentora pioneira do título de India Pale Ale.

E aos que preferem o equilíbrio dentro de uma cerveja, nem precisa ser dito: a Fuller’s India Pale Ale irá conquistar seu paladar imediatamente!

Ein prosit!

Já conhece a Fuller’s India Pale Ale? Ficou com vontade de conhecer, ou provou depois de ler nossa coluna? Tem dicas de lugares para encontrá-la, ou de alguma harmonização interessante? Não deixe de postar seu comentário neste nosso espaço de divulgação da cultura cervejeira.

Fuller's India Pale Ale.2

Fuller’s India Pale Ale tem média de preço entre R$40,00 e R$50,00 (Garrafa de 500 ml) e pode ser encontrada em lojas de cervejas especiais de Natal.

E então, que cerveja é essa?

Nome: Fuller’s India Pale Ale

Cervejaria: Fuller’s

País de origem: Inglaterra

Estilo: India Pale Ale

Álcool: 4,8% ABV

Harmonização: Salada, queijo Rochefort, acarajé.

Temperatura ideal: 5 – 7 °C

Copo: Caldereta

Share:
Breno Machado

Comentários

Leave a reply