Agenda

Ivan Cabral lança “Humor Sustentável” domingo no Parque das Dunas

ivan1

Humor Sustentável é o mais novo livro do chargista Ivan Cabral. A obra é uma coletânea de charges abordando temáticas relacionadas ao meio ambiente como desmatamento, aquecimento global, poluição, desertificação e crescimento sustentável das cidades.

ivancabral

O livro traz um texto de apresentação da Promotora do Meio Ambiente de Natal/RN, Gilka da Mata, referenciando aspectos legais abordados pelas charges. Pelo viés do humor, o chargista aborda com perspicácia e um humor igualmente contundente e reflexivo a maneira desastrada como o homem vem tratando o nosso planeta azul, a casa onde vivemos.

O chargista classifica o humor da charge como sorriso pensante. Não se trata de apenas rir, mas refletir enquanto ri. O riso da charge é provocador, instigante e contribui para uma problematização dos assuntos abordados através do riso crítico e reflexivo.

As charges reunidas no livro foram, em sua grande maioria, publicadas na imprensa potiguar, nos diversos veículos nos quais o autor ocupou por quase três décadas o privilegiado espaço reservado ao humor gráfico. Algumas charges, porém, são inéditas e foram produzidas com exclusividade para o livro.

O AUTOR
Ivan Cabral é natural de Areia Branca-RN. Desde o ano de 1988 publica charges em veículos da imprensa potiguar. Já foi premiado em diversos salões nacionais de humor. Entre seus prêmios estão: – UnaconDF-1997(1º lugar); – Volta Redonda/RJ-1997(1º lugar); – Volta Redonda/RJ-1998(1º lugar); – Natal/RN-1999-(2º lugar); – além de diversas menções honrosas. Ivan Cabral também é membro do Grupehq – Grupo de Pesquisa de História em Quadrinhos, entidade fundada em 1971 e em plena atividade, responsável pela publicação da revista de quadrinhos Maturi, da qual Ivan participa desde a década de 1980. Ivan é autor do personagem Mosca Zezé e já produziu ilustrações para publicidade e diversos livros. Suas charges têm sido utilizadas em diversas provas do ENEM e livros didáticos de editoras como FTD, Saraiva, Positivo, Ática, Moderna, Escala Educacional, Scipione, Fundação Padre Anchieta, entre outras. Ivan é Mestre em Educação pela UFRN, pesquisando a relação entre o humor gráfico e a formação do leitor. Já publicou dois livros: Já era Collor (1991), em parceria com Cláudio Oliveira, Edmar Viana e Emanoel Amaral, e Humor Diário (2005). Atualmente, chefia o setor de Criação e Arte da Superintendência de Comunicação da UFRN e mantém o site www.ivancabral.com.

LANÇAMENTO
O livro Humor Sustentável será lançado no próximo domingo, dia 11 de dezembro de 2016, no Parque das Dunas em Natal, simultaneamente ao show do Som da Mata. O autor estará autografando o livro a partir das 15h. A entrada no Parque custa R$ 1,00 e o livro será vendido pelo preço de R$ 30,00. O pagamento pode ser feito em espécie ou cartão de crédito/débito.

Share:

Comentários

Leave a reply