AgendaArtes Visuais

Leandro Garcia apresenta “Múltiplos” para comemorar 10 anos de carreira

Em comemoração aos 10 anos de carreira, o artista plástico Leandro Garcia lança a exposição Múltiplos, no dia 28 de setembro, às 19 horas. A mostra individual fica em cartaz na Galeria Conviv’Art, dentro do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN até o dia 20 de outubro.

Estarão expostos 15 trabalhos, feitos a partir de diversas técnicas. Parte da produção foi feita para a exposição e outras peças ajudam a contar a trajetória dedicada ao fazer artístico. Entre as pinturas, espaço para obras aquareladas, pastel, mistas, garatujas, além de monotipias. É justamente por causa dessa diversidade que deu-se o nome da exposição. Quando foi apresentado pela primeira vez, no ano de 2007, na Capitania das Artes, Leandro tinha uma série de monotipias e apresentou “Únicos”.

“Sou muito inquieto e gosto de experimentar novas técnicas. Ao longo dessa primeira década de trabalho, explorei diversas possibilidades. Foi por isso que nasceu Múltiplos, um trabalho que tem como marca a diversidade. Além disso, meu trabalho se caracteriza pelo retrato de cenas do cotidiano e conteúdo autobiográficos”, comenta o artista.

Entre os destaques da exposição, uma releitura das “Flores de Amendoeira”, de Van Gogh (1890). O quadro original foi pintado para celebrar o nascimento de Vincent Willem, filho de Theo, irmão caçula de Vincent Van Gogh. “Esse não é um dos trabalhos mais conhecidos de Van Gogh, mas é um dos meus preferidos. Coloquei meu olhar sobre ele. Essa inspiração é também uma homenagem”, comenta. A nova composição, feita por Leandro, se chama “Amendoeira de Van Gogh na Primavera” (2017).

Outra peça ressaltada na mostra se chama “Aniversário” (2015). A imagem autobiográfica remete ao aniversário de dois anos de Leandro e é uma forma de ressignificar e criar novas narrativas. “No espectro das narrativas ficcionais, acho que essa é uma forma interessante de reavaliar a memória: misturar realidade e ficção, nossos desejos.”

Formado pela UFRN, atualmente Leandro Garcia é mestrando de Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba. Está no segundo semestre da pós-graduação e divide seu tempo entre natal e João Pessoa, sempre produzindo. Para a exposição “Múltiplos”, foi selecionado a partir de edital do NAC para projetos de ocupação, em fevereiro de 2017.

Share:

Comentários

Leave a reply