AgendaPolítica

[Livro] Especialistas potiguares debatem contexto polí­tico atual

Temer Trump

Bate papo entre professores vira livro “Temer e Trump – Expoentes do Estado de Exceção”, um registro do pensamento potiguar sobre o contexto polí­tico atual; lançamento será nesta quarta-feira (02), a partir das 9h30, no Auditório do Ágora, na UFRN.

O questionamento sobre se vivemos um estado de exceção passa por esses dois nomes da política: Michel Temer e Donald Trump.

Professores doutores em Filosofia e Ciências Sociais bateram um papo sobre esse contexto político que levanta vozes favoráveis e contrárias a essas duas posturas políticas.

“Guardo em mim as memórias de meus tios comentando que se deveria ter muito cuidado com o que se falava fora de casa, nos ônibus, porque havia agentes do DOPS controlando o que se dizia para prender as pessoas. (…) Era isso, não se tinha liberdade de expressão, de opinião… e a vigilância estava sempre presente”.

O trecho acima é uma fala da professora Cinara Nahra, durante a palestra Temer e Trump – expoentes do estado de exceção, ocorrida durante o Caravela Conversas Literárias, dentro do Festival Literário de Natal (FLIN), em 2016.

Agora a palestra virou livro, com lançamento pela Caravela Selo Cultural, que ocorrerá nesta quarta-feira, a partir das 9h30, no Auditório do Ágora, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), também conhecido como ‘azulão’, na UFRN.

Cinara Nahra não estava sozinha. O livro é a transcrição de um bate-papo entre ela, mediado pelo professor Alex Galeno, e Pablo Capistrano, escritor, professor e dramaturgo.

O lançamento contará com a presença dos autores em questão e a participação do deputado Fernando Mineiro, para um bate-papo. O livro terá distribuição gratuita.

Temer Trump.2Atual momento polí­tico brasileiro é conturbado

De acordo com o editor José Correia Torres Neto, o livro objetiva registrar o pensamento potiguar sobre o contexto político que o país atravessa ‘a duras penas’.

“Historiar os importantes momentos da política do Brasil, resgatar lembranças de um período conturbado e enquadrar na literatura os dias que se passam, e outros que não custam tardar, se reúnem nesse livro”, complementa ele.

Longe de ser apenas a transcrição de falas, o livro possui uma dinamicidade entre os autores, e é repleto de fotografias e ilustrações que mostram como ocorreram aquelas noites de bate-papo e também de apresentações artísticas, performances e lançamentos de livros dentro do ‘braço’ do FLIN, sob a coordenação de José Correia e Nalva Melo.

Sobre os autores

Temer e Trump Alex Galeno

Alex Galeno atua nas áreas de Sociologia e Comunicação, em temas como política e cibercultura, cultura e pensamento complexo, literatura e sociedade.

Alex Galeno

Doutor em Ciências Sociais pela PUC de São Paulo (2002), professor associado da UFRN, do departamento de Ciências Sociais. Sua atuação é nas áreas de Sociologia e Comunicação, envolvendo temas como política e cibercultura, cultura e pensamento complexo, literatura e sociedade. Alex Galeno também é presidente do Conselho Administrativo da Cooperativa Cultural Universitária, a livraria que esse ano completa 40 anos.

Cinara Nahra

É professora doutora do Departamento de Filosofia da UFRN e leciona disciplinas na área de ética. Foi pesquisadora visitante da University of Manchester (Inglaterra) e escreve artigos envolvendo ética e filosofia polí­tica em revistas cientí­ficas.

Pablo Capistrano

É professor doutor em Literatura pela UFRN, autor de oito livros entre romances, contos, crônicas e ensaios. Professor do IFRN e também autor de textos teatrais, como a premiada peça “Jacy”, encenada pelo grupo Carmin.

Temer e Trump Pablo Capistrano

Escritor Pablo Capistrano.

Serviço

Temer e Trump – Expoentes do estado de exceção

Caravela Selo Cultural

Lançamento – Quarta-feira (01), às 9h30, no Auditório do Ágora  (UFRN)

 

Share:

Comentários

Leave a reply