Agenda

Livro “O Cordel e a Matemática” será debatido nesta quinta-feira (25)

Cordel e Matemática

Cultura popular e ciência exata são temas da Semana de Ciência e Tecnologia, com suas métricas e rimas para estimular o raciocí­nio e a memorização dos estudantes; evento com cordelista Hélio Gomes acontece no Parque da Cidade.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações escolheu a matemática como tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece durante esta semana.

E o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, em Natal, convidou o cordelista Hélio Gomes para mostrar como as duas disciplinas podem caminhar juntas.

Para isso, ele criou o livro O Cordel e a Matemática, que será apresentado aos visitantes nesta quinta-feira (26), a partir das 14 horas, no auditório do próprio Parque.

Filho de sapateiro e de uma costureira, Hélio nasceu na cidade de Areia (PB) e veio morar em Natal ainda criança, na década de 1960.

Além da literatura de cordel, Hélio desenha, pinta, compõe música e é membro-fundador da Academia Norte-rio-grandense de Literatura de Cordel e parceiro de projetos solidários, autor do termo ‘corderapia’ para designar o cordel como prática terapêutica.

Hélio Gomes elaborou a sua monografia no curso de Ciências da Religião (UERN), com o tema A Pedagogia do Cordel no Ensino Religioso.

Cordel e Matemática.3Raciocí­nio e memorização

O livro O Cordel e a Matemática foi lançado em 2011. Suas métricas e rimas estimulam o raciocí­nio e facilitam a memorização dos estudantes, da mesma forma como a antiga tabuada.

“O primeiro livro foi de soma e em breve irei lançar outros livros com as quatro operações matemáticas para facilitar a memorização dos estudantes, como era com a tabuada no meu tempo de estudante”, diz Hélio.

Cordel e Matemática.2A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Parque da Cidade prossegue até o sábado (28) e tem atraí­do várias escolas e alunos de todas as faixas etárias.

Na sexta-feira não haverá atividades pela manhã da Semana Nacional de C&T, mas, à  tarde, a partir das 14h, tem a oficina Matemática Lúdica, com a professora Gabriela Lucheze de Oliveira Lopes.

No sábado será a vez dos projetos Astronomia no Parque e Tistu, que bicho é esse?

Outas informações sobre a programação e agendamento de visitas pelo telefone (84) 3232-3207.

Share:

Comentários

Leave a reply