Agenda

Maria da Conceição de Almeida reedita livro sobre complexidade e educação

A professora Maria da Conceição de Almeida lança, no próximo dia 14, a nova edição do livro “Ciências da complexidade e educação: razão apaixonada e politização do pensamento”. O evento acontece a partir das 17h30, na Cooperativa Cultural da UFRN, localizada no Centro de Convivência Djalma Marinho, Campus Central.

O livro reúne 12 textos, entre artigos, ensaios e conferências, que abordam temas como a educação, a antropologia fundamental, a diversidade cultural, a ética do intelectual, o nascimento e a metamorfose nas ciências modernas, a emergência da noção de complexidade e o estado da arte da nova reorganização da cultura científica. Para tanto, a autora empreende um diálogo com distintos pensadores, como Edgar Morin, Claude Lévi-Strauss, Isabelle Stengers, Gaston Bachelard, Ilya Prigogine, Henri Atlan, Bruno Latour, Werner Heisenberg, entre outros.

Essa segunda edição, revisada e ampliada, é uma publicação da APPRIS Editora, de Curitiba. A primeira foi lançada pela Editora da UFRN em 2010, com reimpressão em 2012. O esgotamento das tiragens justificou a nova edição.

Maria da Conceição de Almeida é Professora Titular do Centro de Educação da UFRN. Doutora em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUC-SP, atua nos programas de pós-graduação em Educação e Ciências Sociais, ambos da UFRN. Atualmente, coordena o Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM), primeiro ponto brasileiro da Cátedra Itinerante Unesco Edgar Morin para o Pensamento Complexo. É autora ainda de inúmeros livros e artigos.

Serviço
O que? Lançamento de “Ciências da complexidade e educação: razão apaixonada e politização do pensamento”. Onde? Cooperativa Cultural da UFRN, Centro de Convivência Djalma Marinho, Campus Central. Quando? 14 de novembro, às 17h30.

Helton Rubiano
Jornalista, Mestre em Estudos da Mídia
Doutorando em Estudos da Linguagem (UFRN)

Share:

Comentários

Leave a reply