Morre a compositora potiguar Jacira Costa

Tácito Costa
DestaqueMúsica

Foto: Adriano Abreu/TN

Faleceu aos 93 anos, nesta segunda-feira (06), após longo período doente, a compositora potiguar Jacira Freire da Costa. Estava internada no Hospital do Coração há alguns dias em decorrência de múltiplos problemas de saúde.

Ela ficou conhecida como autora das músicas de maior sucesso na campanha de Aluízio Alves ao governo do estado em 1960, como “Frevo da Gentinha”, “Trem da Esperança”, “Eu não mudei nem vou mudar.”

Jacira Costa nasceu e se criou no bairro do Alecrim, de onde saiu por volta dos 60 anos de idade, para morar no Candelária. Trabalhou na LBA e depois na Delegacia Regional do Trabalho.

Foi muito ligada ao meio musical de Natal entre as décadas de 1950 e 1970. É autora de inúmeras composições e seu nome figura no Dicionário da Música do RN, lançado em 2001 pela pesquisadora e integrante da ANL, Leide Câmara.

Teve duas de suas músicas gravadas pelo cantor Agnaldo Rayol, que conheceu num programa de auditório da Rádio Poti. “Volta aos meus braços” e “Tú és meu castigo” foram gravadas no início da década de 1960 ainda nos tempos dos “bolachões” de 78 rotações. “Tú és o meu castigo” passou seis meses nas paradas de sucesso.

Ouça “Tu és meu castigo”: https://www.youtube.com/watch?v=T9ABqXbmIqA

A compositora não teve filhos. Duas sobrinhas, Ana Cláudia Freire e Edilma Freire tomavam conta dela, que teve o estado de saúde agravado nos últimos dois anos após sofrer uma queda.

Por um desses acasos da sorte, convivi com ela muitos anos. Fui casado com Ana Cláudia. Mesmo separado, continuei amigo e frequentando a casa da compositora, uma pessoa de ótimo astral, espírito boêmio e muito querida pela família.

Descanse em paz querida compositora.

*********

ABAIXO TEXTO ENVIADO GENTILMENTE PELA PESQUISADORA LEIDE CÂMARA

Jacira Costa

(Jacira Freire da Costa)

Nasceu em Natal-RN, a 23/10/1923, onde faleceu no dia 6//2/2017 Compositora e cantora. Participou do primeiro Conjunto Feminino do Estado. Iniciou a sua carreira compondo músicas românticas, tem músicas gravadas por Roberto Muller, José Barbosa, Salete Dias Luíza de Paula, José Leão, Francisco de Assis, Evaldo França (Frevo da gentinha, em 78 rpm, pelo selo Mocambo ) e Trio Marayá (Corre-corre, também gravada em espanhol) e Agnaldo Rayol, sucesso nacional com a música

Jacira Costa compôs várias músicas para a Campanha Política de Aluízio Alves, ao governo do Rio Grande do Norte; essas composições foram gravadas por Claudionor Germano, Limoeiro, Vicente Cristovam e Orquestra Nelson Ferreira.

Jacira Costa e Luiza de Paula, foram as cantoras e compositoras responsáveis pelo sucesso musical da mais famosa Campanha Política do RN, Aluízio Alves,

Com a morte de Luiza de Paula e agora de Jacira Costa encerra-se o Ciclo na história da Campanha de Aluízio Alves

Tu és meu Castigo

(Gravada por Agnaldo Rayol) 

Tu vives nos meus olhos
Tu vives nos meus sonhos
Tu moras em minh’alma
Em todo o meu viver
Se acaso estás distante
Eu sofro e perco a calma
Embora compreendendo
Que devo te esquecer

Eu não posso te amar
Esquecer-te também não
Assim passo os meus dias
Numa desesperação
Tu és o meu castigo
Mas sem o teu amor
Não posso resistir
Não sei viver
Morro de dor

Leide Câmara

Pesquisadora de Música 

ACERVO DA MÚSICA POTIGUAR-AMP

Ouça as músicas da campanha de Aluízio no link abaixo:

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/a-arma-da-campanha-de-aluizio/266815

Share:
Tácito Costa

Comentários

1 comment

  1. Carlão 6 fevereiro, 2017 at 17:03

    Um ser ímpar que como todos nós, mudou para outro plano pela vontade do “Pai” e terá seu merecido acolhimento por ter sido uma pessoa inteligente, caridosa, sensível e adorável. Que Deus a tenha e proteja em seu reino de paz e amor. Fica as alegres lembrancas dessa bela Senhora. Jacira…..

Leave a reply