AgendaCultura

Movimento n’ABOCA Edição Consciência Negra agita a Ribeira

O último Movimento n’ABOCA temporada 2017 irá celebrar a cultura negra. A edição, intitulada Consciência Negra, acontece nesta segunda (20), véspera do feriado local, a partir das 16h, no bairro da Ribeira.

As atividades começam com uma oficina de trança raiz ministrada pela Elderlanne Tibiano. “O projeto Dreadlooks une questões como o auto reconhecimento da identidade negra, preservação da tradição das tranças, dreads e outros elementos da estética negra”, comenta.

A fotojornalista Luisa Medeiros irá expor o projeto “O Belo Disforme”, uma produção de nu artístico que busca retratar a beleza existente em todos os corpos. “O projeto é uma reação aos padrões de beleza racistas e misóginos propostos (e impostos) pelos grandes canais de comunicação do país, canais que constroem os moldes que nos comprimem”, explica.

Nesta edição, nossa roda de conversa irá propor um diálogo sobre o Dia Nacional da Consciência Negra, trazendo Silvinha Alves e Glaúcio Câmara como facilitadores do debate. Além disso, teremos performance do Quilomba Zu e da atriz Alessandra Augusta. Alessandra apresentará uma cena curta a partir da pesquisa sobre a violência contra mulheres negras. “Usarei depoimentos de 5 mulheres negras para provocar uma reflexão, na tentativa de ecoar vozes silenciadas”, afirma.

O Grupo de Teatro Eureka, parceiro de outras edições, fará apresentação da peça “Debaixo da Pele”, espetáculo que aborda o papel do negro na sociedade. E a equipe Nova União, sob o comando do Mestre Junior Aranha, comandará uma roda de capoeira.

A música do Movimento n’ABOCA Edição Consciência Negra ficará por conta do projeto Coco Catimbozado, com o espetáculo “Reino do Urubá”, e da cantora Khrystal, que acompanhada do musical do grupo U3ando, fará um show recheado de sucessos, evidenciando a importância do empoderamento da mulher negra em tempos de regressão e racismo na sociedade brasileira.

O ingresso para o Movimento n’ABOCA custa 10 reais até domingo (19) através da lista amiga (confirmando a presença no evento) e na hora custará 15 reais.
SERVIÇO:
Movimento n’ABOCA – Edição Consciência Negra
Onde? ABOCA Cultural (Rua Frei Miguelinho, 16, Ribeira)
Hora? 16 horas
Ingressos:
– Lista Amiga: confirmando presença no evento até 20h do dia 19/11: R$ 10,00.
– Na hora: R$ 15,00.
Mais informações: https://goo.gl/H2jmQL

PROGRAMAÇÃO
Exposição fotográfica – Luisa Medeiros

Oficina de Trança raiz

Roda de Conversa – Silvinha Alves e Gláucio Câmara.

Performance – Quilomba Zu

Teatro –
Cena do Espetáculo “Debaixo da Pele” – Grupo de Teatro Eureka
Cena curta com Alessandra Augusta.

Dança –
Espetáculo “Istmos” – CIDA: Coletivo Independente Dependente de Artistas | Silvinha Alves
Espetáculo “Maré” – CIDA: Coletivo Independente Dependente de Artistas | Rozeane Oliveira René Loui

Escola de Capoeira Nova União, Mestre Junior Aranha

Show musical – Grupo U3ando

Projeto Coco Catimbozado

Show musical – Khrystal

Share:

Comentários

Leave a reply