AgendaGastronomia

Museu virtual doces do Seridó será lançado no Fórum de Turismo de Caicó

O trabalho das exímias e talentosas doceiras do Seridó foi inventariado e agora está disponível em plataforma digital: é o Museu Virtual Doces do Seridó. O acervo de imagens, vídeos, ensaios fotográficos, áudios e textos expressa a diversidade e variedade de modos de fazer doce, de formas de comensalidade e de distribuição, de receitas de doces, de ingredientes e de utensílios, além dos depoimentos de doceiros.

O projeto será lançado no Seridó durante a programação do Fórum de Turismo de Caicó, na próxima sexta-feira (29), no auditório da Casa do Empresário. O Museu Virtual é fruto do projeto de pesquisa “Doçaria seridoense: um patrimônio cultural alimentar”, financiado pelo CNPq, FAPERN e IFRN, e desenvolvido por pesquisadores, bolsistas e estagiários do grupo de pesquisa Cultura, Arte e Sociedade.

O trabalho foi coordenado pela seridoense Maria Isabel Dantas, professora no IFRN, doutora em Ciências Sociais.

As inscrições para o Fórum de Turismo de Caicó estão abertas nos escritórios do Sebrae de Caicó e Currais Novos ou pelo Call Center 0800 570 0800. O certificado será emitido pela UFRN com carga-horária de 20 horas.

O evento é uma promoção do Município de Caicó com apoio do Sebrae, UFRN-CERES, Geoparque Seridó, Sistema Fecomércio RN e entidades empresariais de Caicó.

Roteiro Geoturístico de Caicó será lançado no Fórum

O município de Caicó, por apresentar uma expressividade em sua diversidade geológica e geomorfológica, foi escolhido para ser a área de estudo da geógrafa Fernanda Medeiros e do turismólogo José da Paz Dantas (Paizito), que desenvolveram o inventário geoturístico de Caicó. O trabalho resultou no Roteiro Geoturístico, que será lançado próxima semana durante a programação do Fórum de Turismo de Caicó.

O roteiro contemplará geossítios localizados na zona urbana, como a Casa Forte Cuó, o Poço de Sant’Ana e a Casa de Pedra, e na zona rural, como a Serra de São Bernardo, a Gruta da Caridade e o ortognaisses Complexo Caicó.

“A partir dessa ação passamos a descobrir o potencial e incluir mais esse segmento no roteiro turístico caicoense. O geoturismo vem ganhando força na região e Caicó não pode ficar de fora”, destaca Paizito, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Caicó.

O Fórum de Turismo de Caicó acontece nos próximos dias 29 e 30 de setembro, no auditório da Casa do Empresário. As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas nos escritórios do Sebrae de Caicó e Currais Novos ou pelo Call Center 0800 570 0800.

Share:

Comentários

Leave a reply