Agenda

O cinema inspirado na literatura terá exibição em auditório na UFRN

Orlando (Tilda Swinton) in the film Orlando

Scene 25

Photo by Liam Longman © Adventure Pictures Ltd

Dois filmes serão exibidos dentro do projeto Cinema & Literatura, nesta quarta, no auditório do Nepsa (CCSA), a partir das 17h, com entrada gratuita.

O projeto consiste na exibição de filmes que tenham relação com literatura e também com a produção audiovisual local, sob a coordenação de Renato Maia. Mensalmente são exibidos filmes dentro desse projeto, que é realizado pelo CCSA e a Cooperativa Cultural Universitária.

O longa será Orlando – A Mulher Imortal , de 1992, baseado na obra de Virginia Woolf, estrelado por Tilda Swinton (fazendo Orlando), Billy Zane como Marmaduke Bonthrop Shelmerdine e Quentin Crisp como Rainha Elizabeth I, dirigido por Sally Potter.

Ele foi particularmente aclamado por seu tratamento visual das ambientações do romance de Woolf de 1928. Potter escolheu para filmar grande parte da Constantinopla parte do livro na cidade isolada de Khiva, no Uzbequistão, e fez uso da floresta de colunas esculpidas no século 18, a cidade de Djuma Mosque.

Orlando foi indicado ao Oscar de direção de arte (Ben Van Os, Jan Roelfs) e figurino.[2] O filme também foi indicado para o Independent Spirit Awards de 1994 de Melhor Filme Estrangeiro.

Sebastiana (2017 – 17 minutos), dirigido por Kaiony Venâncio, revela a dura realidade de famílias pobres do sertão nordestino, é marcada na difícil jornada de Hélio e Sebastiana em busca de uma nova vida longe da seca e do sofrimento, mas eles percebem que às vezes a própria humanidade pode ser mais cruel que a própria escassez da natureza. Diante desse gigantesco desafio, a única coisa que resta para a sobrevivência, é o amor inabalável entre pai e filha.

 

Cinema & Literatura

Longa Orlando e o curta Sebastiana

Local: Auditório do Nepsa (CCSA/UFRN) – conhecido por “Goiabão”

Dia: 17

Hora: 17h

Entrada gratuita

 

 

Share:

Comentários

Leave a reply