O pão negro de Goethe

Breno Machado
GastronomiaMais

Nem o Muro de Berlim impedia a Köstritzer Schwarzbier de ganhar o mundo; bebida nutritiva, admirada por Johann Wolfgang von Goethe, que durante o período de grave doença, impedido de recorrer a uma dieta de sólidos, substituiu refeições por taças da cerveja.

Breno_Köstritzer Schwarzbier.Goethe“Oiço que na agonia

muita gente de tino às vezes tresvaria

(que eu disso entendo pouco). E prosseguiu choroso:

– ‘Toda a vida a lidar sem hora de repouso,e vir a parar nisto! Eu a engendrar-lhe filhos por lhe dar gosto a ela! Entre esses empecilhos,eu a arranjar-lhe o pão… o pão, à própria o digo, pão negro sem conduto; eu, cruzes, inimigo! rilhando o meu motreco, às vezes sem sossego…’”

(Goethe, “Fausto”. Quadro XI, Cena III)

[Confrade, deixa essa citação aí guardadinha. Em breve você vai entender.]

Quando falamos em cerveja preta, o que vem à sua mente?

É bem provável que surja, de primeira, a tradicional Stout inglesa, popularmente representada pela irlandesa Guinness; quem sabe as tradicionais Malzbier brasileiras , ou até mesmo a lendária Caracu.

Mas existe um estilo relativamente obscuro (com o perdão do trocadilho) no Brasil, que em contrapartida é um dos mais populares em seu país de origem: a Schwarzbier, a lager preta alemã, que tem como símbolo de tradição a pluricentenária Köstritzer.

Preferência em todas as Alemanhas

O primeiro registro que se tem da cervejaria Köstritzer data de 1543, como Köstritzer Erbschenke, em Bad Köstritz, na região alemã da Turíngia.

Desde os primeiros dias, ela já produzia o que até hoje é o seu carro-chefe: uma Lager escura, mas refrescante, digna dos grandes goles que nossos amigos alemães gostam de tomar.

Embora não seja a primeira a ter uma receita de Schwarzbier, a Köstritzer é a mais antiga ainda em atividade.

Não demorou para que ela se popularizasse em seu país, a ponto de ser famosa por feitos notáveis. Eleita sete vezes a melhor cerveja escura do mundo, a Köstritzer Schwarzbier era uma unanimidade na Alemanha.

Tanto é que durante a Guerra Fria, era um dos poucos produtos que tinham permissão de sair da comunista Alemanha Oriental, onde a Turíngia se localizava, para a liberal Alemanha Ocidental.

Ou seja, confrade: nem o Muro de Berlim conseguiu deixar os germânicos desprovidos do ebâneo líquido.

Outro fato digno de nota sobre a Köstritzer Schwarzbier é que sua fama de bebida nutritiva trouxe um célebre admirador: o poeta, dramaturgo e diplomata alemão Johann Wolfgang von Goethe, que durante seu período de grave doença, impedido de recorrer a uma dieta de sólidos, substituiu suas refeições por taças da cerveja.

Entendeu agora o porquê de eu ter citado o ‘pão negro’ no começo?

Breno_Köstritzer Schwarzbier.2Suave confusão

Uma das características mais interessantes de uma Schwarzbier (pronuncia-se algo como ‘chuartsbíer’), é a coloração escura, de um negro avermelhado, que engana bastante quem imagina beber uma cerveja forte, com muito aroma e alta torrefação.

A verdade é que, grosso modo, as cervejas desse estilo são praticamente Pilsen escuras. É certo que se percebem um granulado, tostado e caramelo no aroma e no palato, mas ainda assim é algo muito tímido – Assim como todas as características sensoriais nas Lager alemãs.

Notas sobre a Köstritzer Schwarzbier

Se o confrade quer ampliar o vocabulário de cervejas especiais, com um excelente custo-benefício e qualidade comprovada da receita, a Köstritzer Schwarzbier não tem erro.

Quanto à parte dela ser nutritiva e substituir refeições, aí fica por conta e risco do confrade!

Ein prosit!

Já conhece a Köstritzer Schwarzbier? Ficou com vontade de conhecer, ou provou depois de ler nossa coluna? Tem dicas de lugares para encontrá-la, ou de alguma harmonização interessante? Não deixe de postar seu comentário neste nosso espaço de divulgação da cultura cervejeira.

4.1.1

4.1.1

E então, que cerveja é essa?

Nome: Köstritzer Schwarzbier

Cervejaria: Köstritzer Schwarzbierbrauerei

País de origem: Alemanha

Estilo: Schwarzbier (Dark Lager)

Álcool: 4,8% ABV

Harmonização: Hambúrguer, carne suína com molho barbecue, queijo parmesão.

Temperatura ideal: 8 -12 °C

Copo: Taça

Média de preço: R$ 18 – 25 (Garrafa de 330 ml)

Onde encontrar: a Köstritzer Schwarzbier pode ser encontrada em lojas de conveniência, pubs e lojas de cervejas especiais de Natal.

Share:
Breno Machado

Comentários

Leave a reply