Agenda

Potiguar com obras representadas nos principais museus da Europa expõe em Natal

unnamed

Após dois anos, o artista plástico Jayr Peny voltará a expor em Natal. A exposição individual chamada “Jayr Peny 360: Visão Global do Artista” acontecerá no espaço Toque de Mídias, no Natal Shopping, a partir de 21 de outubro, e terá um evento de prévia neste final de semana. O pintor com 35 anos de carreira e obras representadas nos principais museus da Europa estará da sexta-feira (14) ao domingo (16), durante algumas horas, pintando e interagindo com o público.

Peny é potiguar, nascido na capital, mas vive há duas décadas em Sintra, Portugal. Neste novo trabalho, que ele considera “o grande retorno do artista à sua cidade”, ele espera apresentar-se como um pintor que construiu um estilo global, mas que não perdeu suas raízes nordestinas. “É um apanhado geral de minha pesquisa artística fora do contexto Brasil, mas sem deixar de dar retorno à Natal. Os meninos de Ponta Negra e da Ribeira continuam em meus trabalhos”, assinalou.

Serão expostas entre 20 e 25 peças inéditas, das quais 80% estão sendo feitas em Natal. Seu estilo se enquadra dentro do que ele mesmo chama de “geometrismo figurativista” ou um “figurativo mágico”, e a figura humana é o tema mais presente em sua obra. Nesta exposição, além de expor peças das séries Maternidade, Telúrica e Arlequins, ele apresentará desenhos surrealistas feitos no início da década de 80 até então desconhecidos para o público.

No currículo de Peny, estão quase 50 exposições individuais nomeadamente em Portugal, França e Estados Unidos, além do Brasil. Em outubro 2014, ele expôs sua obra “Cavalos Surrealistas” no Carrousel du Louvre ( parte comercial do museu), em Paris. Com cerca de cinco metros de altura, a tela foi das maiores já expostas por um brasileiro no espaço.

Share:

Comentários

Leave a reply