AgendaMúsica

Projeto MPBJazz no Solar Bela Vista

A MPB e o Jazz estão presentes na agenda cultural deste fim de semana em Natal, através do Incentivo da Lei Djalma Maranhão, da Prefeitura do Natal. É o projeto MPB Jazz, que acontece sexta (1) e sábado (2) no Solar Bela Vista. A entrada é franca, mas limitada a 500 pessoas por dia para os shows externos e 200 pessoas para os shows do salão.

O projeto promove o intercâmbio musical entre as cidades de New Orleans (EUA) e Natal, mostrando o melhor do jazz e da música potiguar brasileira. Nessa perspectiva o festival apresentará shows de artistas potiguares homenageando grandes nomes da música brasileira: Alzeny Nelo em quarteto no show Capiba, Caymmi e Gonzaga, Khrystal com o show “Romaria” (em homenagem a Elis Regina); Laryssa Costa em “Ademilde do Choro” – com participação de Eymar Fonseca; Nara Costa com o show “Gonzaguinha 70 anos”, Tributo a Pixinguinha com Regional do Choro da UFRN com participação especial de Bruna Hetzel e Zé Hilton apresentando clássicos do forró e do choro.

Na sexta-feira, dia 01, o público poderá conferir o Tributo a Pixinguinha, com performances de choros consagrados do grande mestre Alfredo da Rocha Vianna Filho – Pixinguinha. Para esta apresentação o grupo Regional do Choro da UFRN será composto pelos músicos Jane Eyre (Flauta), Jotape (Clarineta e Saxofone), Allyson Alexandre (Cavaquinho), Fernando Botelho (Violão) e David Franciele (Pandeiro). E pra completar o time de peso, o show terá participação da cantora Bruna Hetzel.

Outro talento que promete abrilhantar a noite é a cantora potiguar Nara Costa apresentará o show Nara Costa “Gonzaguinha 70 anos”, título do seu último trabalho, lançado em CD e DVD no dia 04 de outubro, no Teatro Riachuelo. No sábado, dia 02, a primeira apresentação potiguar será da cantora Laryssa Costa, com o show “Ademilde no Choro“, um projeto musical que tem por objetivo promover os valores culturais e musicais a respeito da potiguar destaque na história da música popular brasileira Ademilde Fonseca. No repertório versões para clássicos como “Odeon”, “Tico Tico no Fubá”, “Delicado” e o inconteste “Brasileirinho”. A direção musical fica por conta do experiente compositor, professor e bandolinista Alexandre Moreira, e o acompanhamento instrumental é formado por Raphael Almeida (cavaco), Jonathas Marques (clarinete), Fernando Botelho (violão sete cordas) e Deo do Pandeiro (pandeiro). O show conta ainda com a participação de Eymar Fonseca, filha da homenageada.

Na sequência Alzeny Nelo apresentará o show em homenagem a Capiba, Caymmi e Gonzaga tendo no repertório, clássicos como: “Marina”, “Juazeiro”, e “Olinda, cidade eterna” revelando também algumas raridades que prometem emocionar o público. O show convida a viajar pelo nordeste brasileiro através de belas letras e melodias cheias de imagens e tradições. As músicas e poesias foram minuciosamente escolhidas de modo a proporcionar uma unidade ao show e a revelar aspectos menos conhecidos destes ícones da Musica Popular Brasileira, o repertório será apresentado em versões e arranjos adaptados para voz, violão, contrabaixo e percussão que mesclam o jazz, o ritmo brasileiro e o lirismo.

O sanfoneiro Zé Hilton promete colocar o público pra dançar em um repertório que abrange obras de nordestinos como Elino Julião, Dominguinhos, Sivuca, Oswaldinho, Hermeto Pascoal, Severino Araújo e grandes nomes de outras partes do país como e Pedro Raimundo, Zequinha de Abreu, entre outros. Acompanhando Zé Hilton (sanfona) participam, Francisco Rogério Vidal (zabumba) e Zé Hilton Filho (triângulo).

Khrystal apresentará o show Romaria, que exalta o repertório da eterna Elis Regina. O roteiro escapa das obviedades de uma discografia tão extensa e apresenta novas roupagens para canções imortalizadas pela Gaúcha. Com Jow Ferreira e Stallone Terto nas guitarras e violões, Paulo de Oliveira na direção musical e baixo e Darlan Marley na Bateria, Romaria traz à tona um dos repertórios mais diversos e ricos da nossa MPB, em um roteiro que atravessa décadas e se mantém atual.

E para encerrar o festival Jubileu Filho coordena uma Jam Session, com convidados especiais, promovendo um som da melhor qualidade.

SERVIÇO:
6º MPBJazz
Datas: 01 e 02 de dezembro
Local: Solar Bela Vista
Patrocínio: Prefeitura do Natal, Lei Djalma Maranhão e Unimed Natal

Share:

Comentários

2 comments

Leave a reply