AgendaArtes Visuais

A partir dessa segunda Natal vai sediar o HQ Zone 3 – Tesouro de Quadrinhos

Victor Caffagi

 

Os imigrantes que chegaram ao Brasil, entre os séculos 19 e 20, impulsionaram a olhos vistos a nossa economia. Porém, teve um que foi além. Ele colocou o Brasil entre os primeiros países do mundo a criar uma mídia chamada “história em quadrinhos”. O nome dele: Angelo Agostini. A terceira edição da HQ Zone pretende contar um pouco da história dos HQs,  numa exposição que resgata alguns preciosos tesouros da arte sequencial. Quem tiver a fim de conhecer, é só ir ao Praia Shopping, a partir dessa segunda (21) até o dia 31 de agosto, onde haverá a exposição. Além de oficinas.

O evento contará com a presença do quadrinista mineiro Vitor Cafaggi, autor das Graphic MSP “Turma da Mônica – Laços” e “Turma da Mônica – Lições”, que virá a Natal pela primeira vez, dias 26 e 27 de agosto, para participar de um bate-papo sobre as produções destes dois álbuns e dos seus trabalhos autorais, com direito a sessão de autógrafos para os fãs, além de participar do lançamento da HQ local “Amor em Quadrinhos”, cuja capa é assinada por ele.

Agostini fomentou no Brasil a produção de jornais satíricos, tendo como referência alguns dos melhores exemplares franceses e ingleses (La Caricature, Le Charivari, The Comic Magazine, Punch), os quais eram recheados de inúmeras caricaturas e charges.

A partir de 1864, ele criou diversos desses jornais e começou a introduzir em suas páginas histórias com desenhos em sequência, emoldurados em requadros, com textos sob os desenhos, estreladas por personagens que se tornaram icônicos: Nhô-Quim (1869) e Zé Caipora (1884).

Antes do Nhô-Quim, podemos citar como personagens precursores das histórias em quadrinhos o suíço M. Vieux-Bois, de Rodolphe Töpffer, e os encapetados Max und Moritz, do alemão Wilhem Busch.

As tirinhas e as histórias em quadrinhos, primeiramente publicadas de forma seriada nos jornais europeus, norte-americanos e brasileiros, passaram a ser impressas em um suporte próprio, e assim as revistas em quadrinhos (HQs) foram ganhando seu espaço nas bancas.

De lá pra cá, diversas editoras especializadas em histórias em quadrinhos foram criadas. No Brasil não foi diferente. Tivemos períodos áureos de produção e com destaque para os artistas nacionais.

Dentre os artistas locais, haverá participação da dupla EUDETENIS (ganhadora do Grand Prix do Silent Manga Audition 2017), e oficinas gratuitas, como: produção de toy art, origami e artesanato com material reciclado.

GRÁTIS

Para completar, teremos duas palestras: Filatelia e Quadrinhos, e Saúde e Qualidade de vida para nerds. As oficinas e palestras são gratuitas, para até 20 pessoas a partir dos 12 anos de idade, e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail: m.galactica@hotmail.com ou com Milena Azevedo, no Praia Shopping, no horário das 16h30 às 21h. Abraçando essa proposta de resgate de clássicos, a HQ Zone 3 vai colocar à disposição do público o console Híbrido Retrô, criado pelo Daniel Magno, na Mostra “Tesouro dos Games”.

 

Mais informações:

Milena Azevedo (produção e curadoria) – m.galactica@hotmail.com

 

Share:

Comentários

Leave a reply