AgendaMúsica

Quartas Clássicas recebe solista Adeline Stervinou

Solistas Marco Toledo (BRA) e Adeline Stervinou (FRA) serão regidos pelo maestro convidado Carlos Eduardo Moreno (BRA)

Os instrumentos de sopro darão os acordes do sétimo concerto no ano do projeto Quartas Clássicas. O saxofonista brasileiro Marco Toledo e a flautista francesa Adeline Stervinou são os solistas que se apresentarão com a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) nesta edição, desta vez regidos pelo maestro convidado Carlos Eduardo Moreno. A apresentação acontecerá no Teatro Riachuelo, nesta quarta-feira (27), às 20h. A entrada é gratuita.

O repertório do espetáculo contará com obras famosas como a abertura da ópera O Barbeiro de Sevilha e composições do brasileiro Heitor Villa Lobos, prometendo ao público momentos emocionantes com a marca OSRN, sob a direção artística de Linus Lerner.

O segundo lote de ingressos será distribuído para o público nesta quarta, a partir das 12h, na bilheteria do Teatro Riachuelo. Os interessados deverão apresentar seu CPF na bilheteria. Cada pessoa terá direito a retirar até dois ingressos.

O projeto Quartas Clássicas conta com patrocínio do Cemitério e Crematório Morada da Paz, da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), por meio da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado, da Unimed Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão da Prefeitura Municipal de Natal e do CEI Mirassol, além de apoio do Teatro Riachuelo, Restaurante Camarões, Poti e La Cachete. A realização é da Fundação José Augusto e da Mapa Realizações Culturais.

Os convidados

O maestro Carlos Eduardo Moreno foi vencedor do 5º Concurso Latino-Americano para Regentes promovido pela OSUSP – 1998, e é um dos mais requisitados maestros de sua geração, atuando no Brasil, Europa, Estados Unidos e Ásia. De 2014 a 2016 atuou como maestro da OER – Orquestra Experimental de Repertório, uma das mais importantes orquestras de formação da América Latina. No Brasil, atuou frente às principais orquestras profissionais, destacando OSESP, OSB, OSM (Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo), Filarmônica de Minas Gerais, Filarmônica de Goiás, OSBA (Sinfônica da Bahia), Sinfônica do Paraná, Sinfônica da UCS (Caxias do Sul). Em 2017 foi convidado a assumir o cargo de Maestro – Convidado Principal da Orquestra Sinfônica de Goiânia.

O solista Marco Toledo (SAXOFONE) estudou com renomados instrumentistas brasileiros e estrangeiros como José de Freitas, Fernando Silveira, Carlos Malta e IdrissBoudrioua. Como clarinetista e saxofonista, foi integrante dos grupos Banda Brasil, Rio Jazz orquestra, Caixa Preta e atuou ao lado de grandes personalidades da música brasileira como Adriana Calcanhoto, Seu Jorge, Marcelo D2, Beth Carvalho, MPB4, entre outros. Atualmente, tem atuado como instrumentista em projetos de música instrumental no Brasil e no Exterior, professor de clarineta e saxofone, jurado, solista e regente convidado de festivais internacionais de música como Gramado in Concert (Brasil), Eurochestries (França e Canadá), Festival-Concours de Riviève-du- loup (Canadá) e Trompetes de Prata da Volga (Rússia). Marco possui graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado em várias áreas da música, e atua como professor da Universidade Federal do Ceará (UFC).

AdelineStervinou é flautista, com diversos prêmios do conservatório de Toulouse na França. Tem experiência em variados estilos musicais indo do popular ao erudito. Atuou em vários grupos na França e é professora de flauta, solista e regente convidada em vários festivais nacionais e internacionais, como o Festival Internacional Gramado in Concert e o Festival Internacional de Orquestras de Jovens Eurochestries. Com Doutorado em Musicologia pela Universidade de Toulouse na França, é docente da Universidade Federal do Ceará (UFC) e regente Titular da Orquestra Sinfônica da UFC (OSUFC).

Share:

Comentários

Leave a reply