Que cerveja é essa? Kaffee Bier

Breno Machado
ColunistasGastronomia

von-borstel-cafe-3Com a idade, confrade, vem a falta de memória. Tentei, tentei e tentei escavar na lembrança qual foi a banda internacional que, em uma entrevista na MTV, fez um comentário que, esse sim, ficou guardado para sempre.

Quando perguntado sobre o que eles mais gostavam no Brasil, um dos componentes da tal banda, que não me lembro mais, falou que aqui era feita a melhor culinária de qualquer país.

E quando ele disse isso, quis dizer que a melhor comida japonesa que ele comeu foi no Brasil; a melhor comida italiana que ele já experimentou também foi produzida aqui; etc., etc.

Essa afirmação faz sentido quando nos apercebemos da riqueza que nosso Brasilzão oferece para inovar, aprimorar ou mesmo reinventar manifestações sociais, culturais e, consequentemente, gastronômicas.

No caso específico da cerveja, já conversamos sobre isso, mas hoje o papo é sobre uma relação ainda mais brasileira: quando a cerveja encontra o nosso café, como é o caso da Kaffee Bier.

von-borstel-cafe-6

Desde a abertura da cervejaria, Fernando e Marcus Von Borstel queriam produzir cerveja com café paranaense, um dos melhores do país

Família que bebe unida

Da paranaense cidade de Londrina surgiu a ideia de pai e filho produzirem sua própria cerveja. Adivinha, confrade, o que eles degustavam quando surgiu esse insight?

O empresário Marcus e o estudante de gastronomia Fernando resolveram não apenas concretizar essa ideia de bêbados, como também transformá-la em negócio.

Em pouquíssimo tempo, eles fundariam oficialmente em 2014 a Cervejaria Von Borstel, que levaria o sobrenome da família.

Dentre a elaboração dos rótulos de tradicionais escolas cervejeiras, surgia também um projeto brasileiríssimo: uma receita com os cafés mais nobres do estado, inseridos a frio em sua composição.

E foram além, idealizando que a cada ano seria eleito uma variedade de grão distinta, com um novo terroir a cada edição – dando uma ideia de safra ao rótulo. Surgia a Kaffee Bier.

Para 2016, a variedade escolhida foi o Catuaí vermelho, da Fazenda Palmeira, na cidade de Santa Mariana. E, confrade… Que escolha incrível.

von-borstel-cafeO melhor dos dois mundos

O confrade já provou cervejas que usam o chamado Malte Café, como Stouts, Porters ou Brown Ale? Lembra daquela sensação adstringente, típica de um café torrado? Pois é, a Kaffee Bier não tem quase nada parecido.

Se você já teve contato com café recém-colhido, entende o que quero dizer. Confesso que não sou grande conhecedor do tema, mas nem precisa ser para admirar o aroma de malte e café que essa cerveja de espuma densa lhe entrega.

No palato, o sabor do grão vem presente, porém suave, com um leve amargor aliado a um dulçor crescente, à medida que ganha temperatura.

von-borstel-cafe-4Notas

Considero bem-sucedida toda e qualquer mistura em que um lado não roube do outro. E nesse sentido, com o seu equilíbrio, a Kaffee Bier é um indubitável sucesso. Se o confrade tem apreço tanto por cerveja quanto por café, a experiência proporcionada pela Kaffee Bier é imperdível.

Ah, e se por acaso o confrade lembrar qual banda concedeu a tal entrevista que falei no começo da nossa conversa, por favor, fale para mim! Fico devendo uma cerveja! Ein prosit!

Já conhece a Kaffee Bier? Ficou com vontade de conhecer, ou provou depois de ler nossa coluna? Tem dicas de lugares para encontrá-la, ou de alguma harmonização interessante? Não deixe de postar seu comentário neste nosso espaço de divulgação da cultura cervejeira.

von-borstel-cafe-5E então, Que cerveja é essa?

Nome: Kaffee Bier

Cervejaria: Von Borstel

País de origem: Brasil

Estilo: Specialty Beer

Álcool: 4,8% ABV

Harmonização: Lombo suíno, queijo brie, sorvete de creme.

Temperatura ideal: 5 – 7 °C

Copo: Caldereta

Média de preço: R$ 18 – 25 (Garrafa de 300 ml)

Distribuidora: Adax Brasil Distribuição e Representação (facebook.com/adaxbrasil)

Onde encontrar: na loja Mestre-Cervejeiro (CCAB Petrópolis) e na Barbearia do Escocês (Espaço 1584, Candelária) e na Ein Bier, Bitte!

Gostou dela? Recomendo Dama Fellas Imperial Coffee, Seasons Cirilo Coffee Stout e Morada Cia. Etílica Hop Arabica

Share:
Breno Machado

Comentários

Leave a reply