Que cerveja é essa? Saison Dupont

Breno Machado
Mais

Se existe mote que ilustra bem o surgimento dos estilos cervejeiros mundo afora, é: “A necessidade é a mãe da invenção”.

Nossa bebida favorita tem milênios de existência e surgiu muito antes de técnicas artificiais de refrigeração. Tempo em que, além de saborosa, a composição da cerveja tinha que ser, acima de tudo, funcional em lugares em que o frio ambiente fossem inconstantes.

Foi assim com o lúpulo, que venceu a batalha dos condimentos, como abordado aqui no Substantivo Plural. Porque, além da função de imprimir aroma e amargor às receitas, ele é extremamente útil.

Quem, assim como eu, produz cerveja em casa, sabe que não há melhor bactericida do que ele. Sem o lúpulo, não haveria a India Pale Ale, surgida da necessidade de conservar cervejas nas viagens da Inglaterra às colônias indianas; muito menos as Russian Imperial Stout, única alternativa de transportar receitas britânicas para a Rússia.

Um dos estilos surgidos da necessidade de se conservar cerveja sem refrigeração é um dos mais tradicionais, complexos e incríveis de que tenho notícia.

São as Saison (“estação”, em francês), também conhecidas como Farmhouse (“casa na fazenda” – daqui a pouco, confrade, você vai entender o motivo), belamente representado pela belga Saison Dupont.

valoniaCerveja de colheita

Há pouco mais de um século, na Valônia, na Bélgica francesa, fazendeiros se preocupavam em sempre manter cerveja no estoque.

Muitos produziam no Inverno, para garantir o Verão. Como não havia refrigeração adequada, a solução encontrada foi elaborar produções robustas, com especiarias disponíveis.

Uma dessas fazendas, a Rimaux-Deridder, fundada em 1759, ganharia fama tanto por sua Saison quanto pela cerveja de mel.

A partir de 1844, a famosa cerveja do local passa a ser refermentada na garrafa, o que acentuaria sabores e carbonatação.

Em 1920, o Sr. Alfred Dupont estava com um problema terrível em casa: o filho Louis queria morar no Canadá (vamos combinar, confrade: um típico problema de rico).

Restou ao pai ocupar o rapaz, comprando a fazenda Rimaux-Deridder para o herdeiro. Problema de rico, solução de rico!

Em 2012, finalmente Luiza iria para o Canadá. Mas essa já é outra família.

saison-dupont

Localizada ao sudeste da Bélgica, em uma cidade de pouco mais de 800 habitantes, a cervejaria também comercializa queijos; a saison é fermentada dentro da garrafa desde 1844

Montanha-russa no paladar

A receita herdada pela família Dupont torna-se ainda mais impressionante de ser avaliada quando percebemos que ela usa apenas o que se chama de malte-base, o Pilsen, empregado com maestria, junto aos lúpulos Styrian Goldings e East Kent Goldings.

Sabe-se também que a cervejaria jura de pés juntos que não utiliza condimento algum, o que é rebatido por muitos sommeliers por aí.

O resultado inicia bastante seco, ganhando conjunto com o dulçor do malte unindo-se a uma leve acidez. Quando o gole ganha o palato, vão se espalhando abacaxi, pera e damasco, o que faz a Saison Dupont partir do seco ao refrescante e em seguida ao seco novamente, em questão de segundos.

Notas

O equilíbrio entre o frutado, acidez e malte da Saison Dupont a torna uma experiência inesquecível no campo cervejeiro. E a forma como a Dupont consegue usar o simples de forma tão redonda só engrandece o conjunto.

Não considero essa uma cerveja de entrada – A NÃO SER que você, confrade, conheça bem o universo dos vinhos, ou queira indicar cervejas para alguém assim. Já vi muitos enólogos mudando conceitos sobre cerveja ao constatar a complexidade de uma Saison como esta! Ein prosit!

saison-dupont-2E então, que cerveja é essa?

Nome: Saison Dupont

Cervejaria: Brasserie Dupont

País de origem: Bélgica

Estilo: Saison / Farmhouse

Álcool: 6,5% ABV

Harmonização: Massas folhadas, tentáculos de lula, queijo Gouda.

Temperatura ideal: 8 – 12 °C

Copo: Taça

Média de preço: R$ 35 – 40 (Garrafa de 330 ml); R$ 60 – 70 (Garrafa de 750 ml)

Onde encontrar: em lojas de cervejas especiais.

Gostou dela? Recomendo Evil Twin Ryan and The Beaster Bunny, Brooklyn Sorachi Ace e St. Feuillien Saison

Share:
Breno Machado

Comentários

Leave a reply