Geral

Substantivo vai figurar em tese sobre reconfiguração do jornalismo na era digital

solange

Com toda franqueza por essa eu não esperava. Não estava no script original deste Substantivo Plural, que este ano completa nove anos. Ser objeto de tese acadêmica. Eu já fui chamado pra falar sobre o blog e jornalismo cultural para alunos de comunicação nas universidades de Natal. Mas tese acadêmica?!

Pois é isso mesmo, somos uma das mídias selecionadas em três países, Brasil, Índia e França, para estudo do trabalho “Entre les in e outsiders da produção de informação – A reconfiguração da paisagem jornalística na era digital”, da doutoranda em Informação e Comunicação da Université Lyon 2, e em Sociologia pela UFPR, Solange Kurpiel (foto), mestre por outras duas universidades franceses.

Pincei dois trechos da síntese do trabalho enviada por Solange por e-mail para eu me situar, que esclarecem o objetivo da sua tese:

“O estudo centra-se, de um lado, na produção de três meios de comunicação mainstreams: The Huffington Post, Slate e Buzzfeed news, e de outro lado, na produção independente própria de cada país”.

“A pesquisa irá, principalmente, mapear esta nova produção {das mídias insiders e outsiders}; propor uma reflexão sobre as novas práticas dos produtores, seus perfis, suas formações acadêmicas; e analisar o funcionamento das organizações midiáticas”

Há uma semana Solange fez contato conosco para agendar uma entrevista, que foi feita comigo, através do Skype, neste domingo, 13. Conversamos por cerca de uma hora. Eu contei a história do Substantivo, desde o princípio, suas diversas fases, e o que estamos planejando para o futuro, como uma nova reforma gráfica e a aposta em reportagens, com a chegada do jornalista Conrado Carlos.

A nova luta será viabilizar economicamente o blog, através de anúncios publicitários e patrocínios, de forma que possamos cada vez mais nos dedicar somente a ele. Estamos nos mexendo com esse objetivo.

Por curiosidade, perguntei como ela tomou conhecimento do Substantivo porque o certo é que a gente não faz a menor ideia de quem acessa o blog. Solange respondeu que é leitora há algum tempo e que o nosso trabalho despertou sua atenção para figurar na tese.

Claro, eu fiquei super feliz com a escolha, mas não posso deixar de enfatizar, algo que sempre faço, que o Substantivo Plural é um projeto coletivo, nasceu assim e continuará assim, e que devemos a todos que colaboraram nesses anos sua força e credibilidade.

Por isso, quando somos lembrados, como fomos agora, para fazer parte de uma importante pesquisa acadêmica, que colocará o blog ao lado de publicações internacionais de renome, o mérito não é de Tácito, Sérgio ou Conrado, que chegou recentemente, mas de todos nós. Não ganhamos dinheiro até agora, mas amigos e prestigio na praça a gente tem – rs. E isso nos é muito importante e consolador.

Então, parabéns a todos e todas. E vamos em frente!

Share:
Tácito Costa

Comentários

Leave a reply