Agenda

Tecelãs, de Rizolete Fernandes, será lançado dia 17 na ANL

A escritora Rizolete Fernandes lançará no próximo dia 17 de agosto, às 18h30, na Academia Norte-rio-grandense de Letras, seu mais recente trabalho poético, intitulado Tecelãs – Tejedoras. O livro é bilíngue, português- espanhol, com prefácio e tradução de Jacqueline Alencar. A edição é da Sarau das Letras em parceria com a Trilce Ediciones.

Rizolete Fernandes, que já publicou outros três livros de poesia, nesse novo livro desenvolveu poemas sobre vinte mulheres: Safo, Christine de Pisan, Teresa d´Avila, Teresa Margarida, Nisia Floresta, Maria Firmina dos Reis, Emily Dickinson, Chiquinha Gonzaga, Auta de Souza, Magdalena Antunes, Gabriela Mistral, Cora Coralina, Laura Brandão, Bertha Luz, Cecília Meirelles, Nise da Silveira, Frida Kahlo, Simone de Beauvoir, Maria Sylvia e Dona Militana.

A professora Conceição Flores, na orelha da obra, comenta: “Rizolete Fernandes revela a sua sensibilidade de poetisa e a de pesquisadora cuidadosa para criar uma sororidade, um pacto entre todas as vozes convocadas e o leitor. Um livro imperdível, escrito em versos cuidadosamente construídos, com uma dicção feminina, que foge do lugar comum”.

Antes mesmo de ser lançado, o Tecelãs – Tejedoras, já mereceu uma resenha crítica do ensaísta e historiador J. R. Guedes de Oliveira, publicada aqui no Substantivo, que, a certa altura, chega a afirmar: “O olho clínico da autora contemplou as significativas 20 mulheres, dentro do panorama de sua visão. É claro que esta seleção advém do seu conteúdo de relevância e de luta em prol do próximo e da prevalência do conhecimento humano”.

Share:

Comentários