Tem Caveira de Burro!

29 de agosto de 2010 às 16:17 - Comentar
Por João da Mata

Vamos dar valor a quem trabalha
Vamos dar valor a quem dá murro
O burro é quem merece uma medalha
O burro é quem trabalha
0 burro é quem dá murro
…………………………..
(O Burro, Elino Julião)

Na sabedoria popular quando o povo diz “tem caveira de burro” num lugar quer dizer que a coisa falhou , desmoronou, deu picica, etc. O povo tem suas crendices e sabedoria. Em Coisas que o Povo Diz ( Bloch 1968), Câmara Cascudo comenta esses ditos populares colhidos por ele “ em anos de simpatia” .
Um dos animais mais injustiçados da hístória do mundo é o burro, para quem o compositor Elino Julião reivindica uma justa medalha. A caveira do burro recordará uma existência funcionalmente desgraçada, sem alegria e compensações naturais ( Cascudo op cit. )

Em Natal, o povo diz que enterraram uma caveira. Uma, não, uma tropa. Uma na Capitania das Artes, uma na Fundação José Augusto, outra na Prefeitura, e muitas outras.
Sou daqueles que reconhecem o valor do burro. Animal símbolo do nordeste de antigamente. Resistente. Alimenta-se de qualquer coisa. Animal sagrado, transportou o menino Jesus.

Outro dia conversando com o amigo Moacy Cirne no Bar de Zé Reeira (ele tomando água e eu Cerveja), ele lembrou de um costume que presenciei muitas vezes andando pelos interiores do estado do Rio Grande do Norte. Moacy, andando a passeio de Misto no trajeto entre Jardim do Seridó e Caicó, observou as pessoas contando jumento numa aposta para saber de que lado tinha mais jegue.

Esse costume era muito comum e presenciei muitas vezes no trajeto entre Natal e Baixa Verde (João Câmara) onde eu ia fazer a feira do sábado. Viajei muitas vezes em cima de caminhão -a trabalho – e as pessoas disputavam para saber de que lado da estrada tinha mais jumento. Cachimbo na boca e olho na estrada. Aquilo passava o tempo e cobrava atenção. Nesse tempo o trajeto entre Taipú e Baixa Verde era de barro. A viagem era mais demorada e comíamos muito barro.

Hoje em dia existem poucos jumentos nas estradas. Os burros foram trocados pelos cavalos das motos. Só não esqueceram de enterrar as caveiras dos bichos em Natal.

Postar Comentário

AGENDA

  • Pinacoteca está com Edital aberto para ocupação das Salas de Exposições

    Artistas plásticos e visuais ainda podem se inscrever no Edital de Ocupação das Salas de Exposição da Pinacoteca Potiguar para todo o ano de 2012.

    mais informações »

  • Rede Cinemark exibe direto de Londres a temporada 2012 de óperas e balés do The Royal Opera House

    Espetáculos serão transmitidos em mais de 30 complexos espalhados pelo Brasil, sendo dois ao vivo. Natal-RN participa da programação e os ingressos já estão à venda

    A Rede Cinemark traz para o Brasil, com exclusividade, a temporada 2012 de óperas e balés do The Royal Opera House (ROH), de Londres, a partir do dia 25 de fevereiro.

    mais informações »

  • Museu de Arte Moderna do Rio abre mostra cancelada de Nan Goldin

    NAN GOLDIN
    QUANDO abre hoje, às 19h; de ter. a sex., das 12h às 18h; sáb. e dom., das 12h às 19h; até 8/4
    ONDE MAM-Rio (av. Infante Dom Henrique, 85, Rio; tel. 0/xx/21/2240-4944)
    QUANTO R$ 8
    CLASSIFICAÇÃO 18 anos

    aqui

  • OUTROS EVENTOS

POESIA

    “Je f’rai un domain où l’amour sera roi”
    12-02-2012 às 10:14 - Comentar
    Por Bruno Costa

    Embora distante
    tua voz, teu cheiro, teu gosto
    permanecem aqui
    do nascer ao pôr do sol
    Continuo ouvindo as mesmas músicas
    que embalaram nosso encontro
    e às vezes sinto que se aproximas
    com sorriso leve e afeto ilimitado

    Encantados seres
    temos agora a ciência de sonhar acordados
    de conviver pacificamente com o medo
    e ludibriar o tempo

    Seres encantados
    transcendemos a história e a matéria
    alcançamos um plano metafísico
    que chamamos de deus, amor, beleza

    COMENTÁRIOS

    • Anchieta Rolim: "Tá legal, eu aceito o argumento." Valeu Marcos. - À sombra da ditadura
    • chico m guedes: penso que quem acha que os valores em relação à vida introduzidos pelo cristianismo na civilização ocidental são só uma questão de crença pessoal, ou ignora brutalmente a história, ou, o que é pior, se auto-ignora enquanto fruto dessa civilização. sugiro um passeio imaginário ao coliseu romano num dia de espetáculo pagão. (em joguinho cyber ou seriado de tv não vale). claro que a sociedade ocidental moderna já abriu espaço para tornar o aborto uma questão de "foro íntimo das mulheres" (a mesma sociedade que vai em marcha batida pra nos transformar em mero 'produto', aliás). apois, apesar de toda essa mudernage, desconfio que entre nós filhos do cristianismo, pelo menos por mais um milênio, matar um feto (não venham com eufemismos que é disso que se trata) ainda será sentido e vivido como uma mancha moral (o que é o 'pecado', afinal?). mesmo que ele venha a ser descriminalizado. - A “defesa do direito ao aborto” e a “defesa do aborto”
    • Fernando: Yuno, seu comentário rebaixando o cristianismo revela um preconceito fortíssimo. Nestes termos, é impossível realizar um 'debate amadurecido" que você diz querer. - A “defesa do direito ao aborto” e a “defesa do aborto”
    • João da Mata: Eu tacito, celina ,Abimael Noite de banda aluanda. Ribeira bordas navarro Quase carnaval amigos Maésia , Paulo, outros. Não naõ não lembro nome seca Elói. E tu andas estava. - Cena Aberta e transparente
    • José de Paiva: Seja bem vinda Glória Braga Horta ao SP e obrigado por ler o meu texto. Obrigado também pela generosidade dos amigos de sempre. Clarissa Torres, gosto muito das obras de Schiele, elas me inspiram. - Rita louca
    • Marcos Silva: Gosto muito daquela canção de Paulinho da Viola que diz: "Faça como o velho marinheiro que durante o nevoeiro leva o barco devagar". - À sombra da ditadura
    • gustavo de castro: E quem disse que os valores cristãos é que devem predominar? Foi Cristo ou os cristãos? - A “defesa do direito ao aborto” e a “defesa do aborto”
    • Anchieta Rolim: Oreny, bela poesia! - Vento nordeste
    • Anchieta Rolim: Concordo marcos, inclusive quando João Carlos voltou da guerrilha continuou sua luta junto a artistas como Gonzaguinha, Paulinho da Viola e vários outros... Fazia parte do grupo o ex-jogador Afonsinho (aquele que lutou pela lei do passe livre para os jogadores de futebol), e também o cantor e compositor Potiguar Mirabô Dantas. - À sombra da ditadura
    • Marcos Silva: Certamente, existem ONGs sérias. Infelizmente, a desqualificação geral tende a se tornar corriqueira. Lembro que ela aparece com todas as letras no filme Tropa de elite (I). - Brado retumbante