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A universidade em liquidação

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Outdoors estão espalhados pelas ruas e avenidas. A universidade está em liquidação. Faça uma graduação e ganhe uma pós-graduação, inteiramente grátis. Faça um curso no dobro do tempo tradicional, e pague também no dobro do tempo, com parcelas pela metade. Um teste de matemática, onde a soma das parcelas não altera o resultado da adição. O modelo do crediário em suaves prestações, com a mercadoria em consignação. O produto como refém da dívida. E o produto agora é intelectualidade. Enquanto os professores, a mais valia do patrão.

Economize transporte e material didático, faça um curso à distância com material didático grátis, ou incluso no valor da mensalidade. Apostilas e livros de domínio público, estão disponibilizados na internet, com acesso através da intranet das universidades. No ambiente virtual de professores, funcionários e alunos. E a universidade se reserva o poder da criação de novas turmas, de acordo com o interesse da procura. Quem manda é o mercado, com a lei da oferta e da procura. No curso a distância, o aluno não vê professor e as deficiências da estrutura universitária. Não cria custos de usos e instalações.

A grande Startup do momento é a faculdade e a universidade. Combina tecnologia e empreendedorismo, vendendo facilidade. Vende conhecimento, um produto imensurável. Um mestre e doutor, um dia, na tal cidade, afirmou que a faculdade é algo facultativo, daí o seu nome de faculdade, derivada de facultativo. Quem sabe ele tinha razão, ao expor seus devaneios com suas faculdades mentais, e visões facultativas.

A universidade apoderou-se de ideias simples criadas por usuários de computadores, do mesmo modo que se apoderou de um conhecimento que circula nas mentes e nas ruas. O aprisionamento de um conhecimento vendido ou oferecido em parcelas, mediante um pagamento, salvo as universidades públicas, que não cobram parcelas financeiras de seus alunos. Mas representam oficialmente, o domínio e a apoderação do saber e do conhecimento. E promovem lutas internas, com duelos de canudos, onde um catedrático vencedor assume um poder, legitimado pelos que estão a sua volta, e almejam um dia ocupar a posição. O homo academicus de Bourdieu, e seus bens simbólicos com poderes de dominação.

A universidade está em liquidação. E lança suas estratégias de angariar novos alunos. Assumiu agora a estratégia da pizzaria. Com uma massa básica e ingredientes misturados ou posicionados ao gosto e pedido do freguês. Compre uma e leve o refrigerante grátis. Entregamos no seu domicílio. Tal como na universidade, a grade, tamanhos e os sabores podem ser formados e pedidos pela internet. Ferramentas e aplicativos permitem uma ideia virtual. A data e o horário da entrega, da mercadoria ou do canudo, do diploma ou da pizza em cone, pode ser definido pelo cliente. Limitamos o oferecimento de saberes e sabores de acordo com a disponibilidade de professores pizzaiolos e ingredientes. Nossos entregadores podem ser influenciados pelo trafego, das ruas ou do seu servidor, e até do seu navegador.

Tudo pode terminar em pizza, mas a pizza, uma hora ela acaba. E o consumidor vem ganhado espaço, com liberdades de escolhas entre saberes e sabores. Das engenharias e arquiteturas ao vegetariano; do conhecimento social ao vegano. Entre frios e quentes, doces ou salgados. Diet ou light. E é possível fazer pizza em casa, com ingredientes próprios ou comprada pronta.

Um currículo ao final vai apresentar semelhanças com um exame de sangue e outros exames complementares. O colesterol bom ou ruim vai ser identificado, resultados de dietas ou conhecimentos adquiridos, com gorduras e conhecimentos saturados ou poli saturados. E muitas universidades para aumentar clientes em massa, pecam com excesso de glúten na massa básica.

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Comentários

2 comments

  1. Gilberto D'Alma MARACAJÁS 14 janeiro, 2016 at 22:08

    TEMPOS MODERNOS… TEMPOS MODERNOS…
    MAIS MÁQUINA, MAIS VIRTUAL…
    MENOS HUMANO Roberto Cardoso!!!
    Parabéns belo texto! Bela Crônica do “Saber” dos novos Tempos!

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