Agenda

Recital gratuito neste sábado traz dois músicos de renome internacional à UFRN

artista-full-fabio-presgrave

Um Recital de Violoncelo e Piano com os Professores Fabio Presgrave e Michael Uhde acontecerá neste sábado às 18h na Escola de Música da UFRN.

O recital tem entrada franca, mas será possível realizar doações para a ONG “Oficina de Sonhos”, que serão totalmente revertidas para a compra de instrumento para alunos atendidos pelo projeto.

Presgrave e Uhde interpretarão obras de Beethoven, De Falla, Braga, Mignone e Villa-Lobos. Algumas peças apresentadas são provenientes da pesquisa do professor Uhde, que realiza um amplo estudo sobre a Música de Câmara Brasileira.

A apresentação celebrará os quatro anos do convênio entre a UFRN e a Musikhochschule de Karlsruhe. Essa parceria possibilitou o intercâmbio de professores e alunos, sendo responsável pela vinda dos primeiros alunos europeus à EMUFRN. No total cinco alunos vieram de Karlsruhe para Natal e a Escola de Música enviou quatro alunos para a Alemanha.

Fato marcante nesses anos de colaboração são os concertos conjuntos das orquestras das suas instituições em Natal e Kalrsruhe, que renderam excelentes críticas da imprensa alemã.

FABIO PRESGRAVE
O violoncelista Fabio Presgrave recebeu seus títulos de Bacharel e Mestre em Performance pela renomada Juilliard School of Music em Nova Iorque, onde estudou com Harvey Shapiro e Joel Krosnick. Segundo Bohumil Med (Jornal Música em Brasilia): “Presgrave é um virtuoso de currículo invejável… um violoncelistas moderno no melhor sentido da palavra, muito preparado e que dedica toda a sua atenção a interpretação da obra.”

O crítico Clóvis Marques na Revista Viva Música (Rio de Janeiro) afirmou que: “Presgrave tem uma sensibilidade à flor da pele e um som burilado que no Saint-Saëns encaixou-se com suave naturalidade no estilo gracioso da peça, graças a um domínio técnico tranquilo e a uma escola evidentemente racée”.

Presgrave apresentou-se como solista junto a orquestras como Qatar Philharmonic, e as orquestras sinfônicas Brasileira, de Porto Alegre, de Campinas, Nacional, do Paraná, da Bahia, de Minas Gerais, de Sergipe, e Orquestra Filarmônica do Espirito Santo, atuando com regentes como Rafael Payare, Apo Hsu, Silvio Barbato e Lior Shambadal.

Apresentações recentes incluem recitais de violoncelo solo na Espanha, nas cidades de Oviedo e Gijon, no Musikhuset de Aarhus, na Dinamarca, e na Série “Klassik in Moabit”, em Berlim. Apresentou-se também com Daniel Guedes e Erika Leroux no Orchestrazentrum de Dortmund e na Série Kamper Konzert onde o jornal RP-Online destacou a “expressividade do som amplo e aveludado do seu violoncelo”.

Ministrou Masterclasses e atuou como professor convidado em grandes centros de ensino musical, como Sibelius Academy (Finlandia), Royal Academy of Music (Dinamarca), Muenster MusikHochSchule, Folkwang Universitat der Kunste (Essen-Alemanha), Festival Internacional de Campos do Jordão, Seminários Internacionais de Música da UFBA, Curso Internacional de Verão de Brasília dentre outros. Tem participado de bancas de Concursos Internacionais de Violoncelo como o David Popper Wettbewerb na Hungria e Suzhou na China.

É Professor da UFRN com o cargo de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRN, coordenador de Relações Internacionais da EMUFRN e professor Colaborador do PPGMUS da USP. Fabio Presgrave é Doutor pela UNICAMP e recentemente com bolsa da CAPES realizou, em colaboração com o professor Matias de Oliveira Pinto, sua pesquisa Pós-Doutoral na Westfaelisch Wilhems-Univesitaet, onde atuou como professor convidado.

MICHAEL UHDE
Michael Uhde nasceu em Ehringen, Alemanha. Filho de pianistas iniciou seus estudos com seu pai, Jürgen Uhde, conceituado musicólogo com livros e CDs editados. Graduou-se em Freiburg com Carl Seeman e, como bolsista do Governo Alemão, especializou-se no Conservatório G. Verdi em Milão com o pianista Bruno Canino. Realizou turnês como recitalista, solista de diversas orquestras e camerista pela Europa e Estados Unidos, atuando em importantes conjuntos, como o Recherche e o 13 de Baden-Baden e também ao lado de Gulsen Tatu, Sergj Kraftschenko e outros.

Michael Uhde é atualmente um dos mais conceituados professores de piano da Alemanha, com alunos premiados em muitos concursos nacionais e internacionais. Seu prestígio tem lhe valido constantes convites para compor júris de concursos e ministrar cursos em países como Itália, Rússia, Canadá, Suécia, Suíça, Áustria, Noruega e outros.

No Brasil, participou do XXV Festival de Inverno de Campos de Jordão e, desde 1996 realiza anualmente concertos e master-classes em várias capitais brasileiras como São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia, dentre outras.

Em janeiro de 1996 concorreu, entre 160 candidatos de toda Europa, à cátedra de piano da Escola Superior de Música de Karlsruhe, tendo obtido primeiro lugar. Atualmente é o vice-reitor nesta instituição.

Share:

Comentários

Leave a reply