Agenda

Gira Dança apresenta premiado espetáculo em shopping de Natal

unnamed

O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes é comemorado a cada dia 21 de setembro. E nesta quarta-feira acontecerá uma grande ação para lembrar uma data tão importante. A partir das 18h, na praça de alimentação do Midway Mall, a premiada Cia Gira Dança irá apresentar o espetáculo ‘Sobre Todas as Coisas’.

A apresentação integra a programação do ‘Arte e Dança no Mundo da Cidadania’, que reúne apresentações de dança e música, além da mostra fotográfica “Eu Não Me Calo”, da fotógrafa Kalina Veloso.

Totalmente gratuitas, as apresentações de dança acontecem sempre às quartas-feiras, na praça de alimentação do Midway. Nas sextas-feiras, as atrações são musicais e acontecem na praça central do shopping. Tudo sempre a partir das 18h.

O Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.

A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005. Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos e como forma de divulgar as lutas por inclusão social.

A COMPANHIA
Gira Dança é uma companhia de dança contemporânea com sede em Natal/RN, e tem como proposta artística ampliar o universo da dança através de uma linguagem própria, utilizando o conceito do corpo diferenciado como ferramenta de experiências.

A companhia, criada em Natal (RN) em 2005 pelos bailarinos Anderson Leão e Roberto Morais, teve sua estreia nacional na Mostra Arte, Diversidade e Inclusão Sociocultural, realizada no Rio de Janeiro, em maio de 2005 e, desde então, tem apresentado em palcos de todo o Brasil um trabalho que rompe preconceitos, limites pré-estabelecidos e cria novas possibilidades dentro da dança contemporânea.

SOBRE TODAS AS COISAS (Dueto)
A condição humana e suas fragilidades. Quando podemos dizer que somos normais ou não? O que é normal? O que é anormal? Como conviver naturalmente com o diferente? Até que ponto o ser e a sua capacidade de superação e a incapacidade do outro de aceitação vão. A condição física é um mero detalhe e a condição mental é o que muda o homem e o mantém em circunstâncias de altear o que lhe parece trágico e frágil. Não existe o frágil, existe um meio que fragiliza o outro (o ser). Essa é a proposta do espetáculo “Sobre todas as coisas”, onde os bailarinos da Cia. Gira Dança irão contrapor o frágil da sociedade, o frágil do ser humano ou o meio que o torna assim.

Share:

Comentários

Leave a reply