Agenda

Show de músico potiguar apresentado no Carnegie Hall, em Nova Iorque tem acesso gratuito em Natal

foto_-_durval_cesetti-1

Durante seu pós-doutorado, realizado na Universidade McGill (Montreal, Canadá) entre agosto de 2015 e julho de 2016 sobre as obras do compositor Karol Szymanowski, o professor Durval Cesetti, da Escola de Música da UFRN, recebeu um convite para apresentar-se na sala de recitais do célebre Carnegie Hall, na cidade de Nova Iorque, com os violinistas poloneses Mariusz e Nadia Monczak.

Este recital, promovido pela Fundação Ars Activa, acontecerá no próximo dia 13 de novembro. Para quem não puder comparecer, porém, não há razão de desespero: o violinista Mariusz Monczak e o pianista Durval Cesetti também realizarão um recital no dia 14 de outubro, às 20h, no Auditório Onofre Lopes da Escola de Música da UFRN, como parte do Festival de Primavera, projeto organizado por Durval Cesetti e financiado pelo Programa de Extensão Universitária (PROEXT 2016) do MEC/SESu. No recital, inteiramente dedicado a compositores poloneses, o público natalense poderá ouvir obras de Noskowski, Szymanowski, Lutoslawski, Bacewicz e Wieniawski.

“Não é necessário aprender a pronunciar ou a soletrar os nomes para poder apreciar a música destes compositores, algumas inéditas em Natal”, ressalta Durval Cesetti. “Sinto-me muito honrado que a Fundação Ars Activa tenha me convidado para interpretar essas obras polonesas em um dos mais famosos templos da música erudita do mundo e que também poderei tocá-las aqui em Natal juntamente com o violinista Mariusz Monczak”.

O Coordenador de Relações Internacionais da EMUFRN, Fabio Presgrave, comenta que “não faltam pianistas poloneses ou americanos de alto calibre. O fato deles terem convidado um brasileiro para este concerto em Nova Iorque dedicado à música polonesa é um sinal de que a pesquisa do professor Durval sobre este repertório tem demonstrado ser uma das maiores referências internacionais na área”. A ida de Durval Cesetti a Nova Iorque também recebeu o auxílio imprescindível do Edital 07/2016 de Apoio à Mobilidade Internacional de Docentes da Secretaria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFRN.

Após o recital do dia 14, os concertos do Festival da Primavera continuarão no dia 21 de outubro, às 18h, com o barítono Fellipe Oliveira, no dia 29 de outubro, às 20h, com a flautista francesa Claire Garde e a Orquestra Sinfônica da UFRN e no dia 02 de novembro, às 18h, novamente com a mesma flautista em recital com o Prof. Durval Cesetti. O Festival da Primavera se encerrará no final de novembro com uma série de outros concertos. Além de se apresentarem para o público natalense, os convidados oferecem masterclasses aos alunos da UFRN e também a alunos de projetos sociais de Natal.

Share:

Comentários

Leave a reply