Agenda

Tem concerto gratuito da Orquestra Sinfônica do RN nesta terça

unnamed

O mês de dezembro recebe o último concerto da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN), encerrando a temporada 2016. Com a expectativa de esgotar os ingressos gratuitos e lotar mais uma vez o Teatro Riachuelo, em Natal, a apresentação contará com a participação dos solistas da OSRN, Tatiana Vanderlei (soprano), César Leonardo (tenor), Sibelle de Luna (mezzo soprano) e Wladimyr Carvalho (barítono). Eles se apresentam sob o comando do maestro Linus Lerner nesta terça-feira (13), às 18h, no Teatro Riachuelo. O concerto tem patrocínio do Morada da Paz, Cosern e Unimed,

No repertório, peças já conhecidas entre os apreciadores da música clássica, como “Aria Da Quarta Corda” de Johan Sebastian Bach, “Domine Deus” de Antonio Vivaldi, “Exsultate Jubilate” de Wolfang Amadeus Mozart, “Halleluja” de Georg Frederich Handel, e “Ave Maria” de Franz Schubert. A OSRN também apresentará “Feliz Natal” de Guedes Peixoto, “Pai Nosso” de Albert Hay Malotte, “Carol Of The Bells” de Mykola Leontovych, “Cantique de Noel” de Adolphe Adam, além de duas peças do “Quebra Nozes” (Dança da Fada Açucarada e a Valsa das Flores), entre outras tradicionais.

O primeiro lote de ingressos gratuitos será disponibilizado no site da OSRN – www.orquestrasinfonicadorn.com.br – a partir do dia 6. O segundo lote estará disponível ao público na bilheteria do Teatro Riachuelo, a partir das 12h no dia do concerto. Cada CPF apresentado na bilheteria dá direito a um par de ingressos.

A campanha de arrecadação de livros segue nesta apresentação. A ação visa ajudar a Fundação José Augusto (FJA), que está ampliando o acervo das bibliotecas nas Casas de Cultura do Estado, e receberá as doações de livros literários. Quem reservou ingresso pelo site e vai retirar na FJA pode doar um exemplar que irá compor esse novo acervo literário. É uma ação opcional e voluntária, mas muito importante para a ampliação do acervo das bibliotecas das Casas de Cultura do RN.

A temporada 2016 da OSRN conta com patrocínio do Cemitério e Crematório Morada da Paz, da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), por meio da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado, e da Unimed Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão da Prefeitura Municipal de Natal, além de apoio do Teatro Riachuelo. A realização do projeto é da Fundação José Augusto.
Sobre os solistas convidados

Wladimyr Carvalho – Natural de Goiânia (GO) mudou-se para Ribeirão Preto (SP) em 1982, onde iniciou seus estudos de canto lírico. Integrou o elenco de montagens de óperas estúdio, entre elas “As Bodas de Fígaro” (Fígaro), “A Flauta Mágica” (Papageno), de Mozart, “La Serva Padrona” (Uberto), de Pergolesi e “O Barbeiro de Sevilha” (Dom Basilio), de Rossini. Realiza um vasto repertório sacro, tendo sido solista junto a corais e orquestras em peças como “Oratório de Natal”, “Magnificat”, “Cantata 142”, “Cantata 56”, “Cantata 82”, “Cantata 147”, “Paixão Segundo São João” e “Missa de Requiem”, de Mozart, “Missa em Sol Maior”, de Schubert, “StabatMater”, de Dvorak, “Missa de Gloria”, de Puccini, sendo esta com primeira execução no Brasil, em concertos realizados em Ribeirão Preto (SP) e Campinas (SP) em 2003, sob a regência do maestro italiano Antonio Pantaneschi, além de obras dos compositores do Período Colonial Brasileiro, entre outras.

Tatiana Vanderlei – Bacharel em Direito e graduada na classe de Canto com a professora Neyde Thomas em Canto e pós-graduada em Performance do Canto lírico pela “Escola de Musica e Belas Artes do Paraná” Curitiba-Brasil. Se transferiu para Itália para aperfeiçoar-se no repertorio e interpretação de personagens líricos e concluiu o mestrado em Canto na Itália no Conservatório Alfredo Casella com nota máxima e Cum Lode. Tem sido convidada para recitais no Brasil, Itália, Áustria, França, Alemanha, Inglaterra, Bélgica, Holanda, Espanha, México e Estados Unidos. Aperfeiçoou sua técnica e seu repertório com os professores e maestros como: Silvia Suss Marques (Curitiba), Neyde Thomas (Curitiba), Edda Moser (Alemanha), Antonella Cesari (Italia), Alberto Zedda (Maestro e Diretor do Festival Rossini – Itália) e Luciana Serra (Itália).

Sibelle de Luna – Natural de Brasília (DF), graduada em canto pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, iniciou seus estudos de canto com os professores Luiz Pedro Gória e Denise Sartori e anos depois com Neyde Thomas. Como professora, atuou na UFRN nas disciplinas de canto e Fisiologia vocal. Ministrou dois cursos de Canto e Técnica Vocal na cidade de Zürich-SUIÇA. Como solista, atuou sob a regência dos maestros: Osvaldo D’amore, Luis Carlos Durier e Linus Lerner junto às Orquestras Sinfônicas do RN e da Paraíba.

César Alves – Natural de Natal (RN), é bacharel em música com habilitação em canto formado pela UFRN na classe da professora Cláudia Cunha. Participou de master classes com professores renomados com Johannes Martin Kränzle (Alemanha), Mariel Fontes (Uruguai), Inácio de Nonno (UFRJ), Adriana Kayama (UNICAMP) e Mônica Pedrosa (UFMG). Em 2005 interpretou o personagem Spirit na montagem da opera Dido e Eneas de Henry Purcell e também interpretou o personagem Basilio, em extratos da opera As Bodas de Figaro, de W. A. Mozart, ambas com o Grupo de Opera Canto Dell’arte. É componente e solista do Madrigal da UFRN, onde já atuou sob a regência dos maestros André Luiz Oliveira e Leandro Gazineo. Atualmente canta sob a regência do renomado maestro Emanuel Martinez. Em novembro último foi solista da Missa da Coroação de W. A. Mozart. Foi componente do Coral Canto do Povo e atualmente integra a Camerata de Vozes do Rio Grande do Norte, atuando como solista de ambos os coros sob a regência do maestro Pedro Ferreira. Tem participado, nos últimos anos, de concertos com a OSRN a convite do Maestro Linus Lerner.

Share:

Comentários

Leave a reply